Jogo de tabuleiro medieval é encontrado por arqueólogos em cidade russa

25/09/2018 às 09:002 min de leitura

Se você gosta de jogos de tabuleiro, certamente já disputou pelo menos uma partida de Trilha — também conhecido como Moinho ou, no original em inglês, Nine Men’s Morris. Trata-se de um passatempo bem simples, composto por três quadrados concêntricos conectados entre si; dois jogadores disputam em turnos posicionando nove peças de acordo com sua preferência, removendo as marcações do inimigo.

Pois saiba que arqueólogos russos acabam de encontrar aquele que, possivelmente, é um dos mais antigos exemplares de tal joguinho. Um tabuleiro desses, esculpido em uma tábua de argila, foi descoberto enquanto uma equipe de especialistas vasculhavam uma câmara secreta ligada ao Castelo de Vyborg, situado na cidade histórica homônima. Quem revelou tal curiosidade foi Vladimir Tsoi, chefe do museu local.

Postando fotos do objeto em seu perfil na rede social russa Vkontakte, Vladimir afirmou que esse é “o achado mais importante [no local das escavações] até o momento”. Visto que a construção foi erguida no século XIII, é possível concluir que a tábua remonta à Idade Média — mais uma prova de que o jogo é um dos mais antigos que existem. Vale a pena lembrar que outros tabuleiros do tipo já foram encontrados no Egito e na China.

Obviamente, também é possível que tudo não passe de uma grande coincidência e o desenho gravado na tábua em questão não tenha nada a ver com a brincadeira que todos nós conhecemos. Afinal, o símbolo em si é bastante simples e poderia ter outros usos para os suecos, que foram os habitantes originais do castelo.

A cidade de Vyborg tem sido apontada como uma reserva histórica por especialistas e ativistas há anos — ela foi construída em meados de 1293 e passou pelas mãos de diversos países, até ser tomada pela União Soviética em 1944. De lá para cá, inúmeros estudos arqueológicos têm sido conduzidos na região. Em outra ocasião, pesquisadores também encontraram no mesmo castelo uma coleção de moedas de cobre do século XIX.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: