IA recria rostos de famosos — e, em alguns casos, o resultado é perturbador

23/11/2018 às 13:002 min de leitura

Como você já deve saber, as máquinas que utilizam a inteligência artificial já foram colocadas para fazer todo tipo de coisa, inclusive obras de arte — ou você não ficou sabendo do retrato pintado por uma IA (metida a Picasso) que foi a leilão nos EUA? Pois recentemente, Mauro Martino, diretor do Visual IA Lab, da IBM, anunciou ter desenvolvido um site onde as pessoas podem fazer o upload de fotos pessoas e deixar que a IA crie retratos a partir das imagens fornecidas.

Pois o pessoal do site Futurism resolveu brincar um pouco e testar as habilidades do artista artificial algoritmo e, para isso, a equipe reuniu uma seleção de fotos de personalidades famosas — como Neil DeGrasse Tyson, Donald Trump, Hilary ClintonNicolas CageMarie Curie — e deixou a IA criar suas representações. Como você verá a seguir, em alguns casos, o algoritmo chegou perto, enquanto que, em outros, o resultado foi ligeiramente perturbador. Confira:

Neil DeGrasse Tyson

Neil DeGrasse Tyson(Futurism/AI Portraits)

A IA até que fez um bom trabalho recriando o rosto do astrofísico, embora pareça ter ficado um pouco confusa com o bigode de Tyson e as proporções de suas bochechas. A versão digital é mais cheinha que a real, né?

Nicolas Cage

Nicolas Cage(Futurism/AI Portraits)

Até que o algoritmo apresentou um resultado bastante bom de Nicolas Cage! A imagem é bem próxima da real — embora, se você reparar bem, a IA tenha bugado com a cabeleira do peito do ator e “colado” alguns deles no pescoço. Notou?

Donald Trump

Donald Trump(Futurism/AI Portraits)

Obviamente a IA não tinha ideia do que fazer com o rosto de Donald Trump, uma vez que a versão criada pelo algoritmo não guarda qualquer semelhança com o homem. Em uma segunda tentativa, que você pode ver abaixo, a IA entregou Trump com cara de mulher (o que é bastante irônico!):

Donald Trump(Futurism/AI Portraits)

Marie Curie

Marie Curie(Futurism/AI Portraits)

Considerando que na imagem-base Marie Curie não aparece completamente de frente, e que se trata de uma foto em preto e branco — que a IA teve que se virar para colorizar —, o resultado final é até satisfatório.

Elon Musk

Elon Musk(Futurism/Biography/AI Portraits)

Outra personalidade que a IA conseguiu recriar foi Elon Musk — e até o bigodinho maroto do empresário foi incluído no retrato.

Hilary Clinton

Hilary Clinton(Futurism/Eventful/AI Portraits)

A impressão é a de que a IA não gostou muito do corte de cabelo de Hilary Clinton, ou da maquiagem dela, afinal, o algoritmo entregou o retrato de uma senhora dos anos 80-90.

Mark Zuckerberg

Mark Zuckerberg(Futurism/The Middle East Observer/AI Portraits)

Coitado do Zuckerberg... Você reparou que o algoritmo o deixou banguela?

Teste da redação do Mega

Teste da redação(AI Portraits)

E esse é um teste que fizemos com uma foto aqui da redação e, como deu para notar, da mesma forma que a IA teve dificuldades com a imagem em preto e branco da Marie Curie, o algoritmo não deve ter achado fácil colorir o retrato.

E aí, caro leitor, o que você achou? Ficou com vontade de brincar também? É só acessar este link, ir ao site, subir um retrato seu e esperar para ver o que a IA entrega!

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: