Museu cria funeral de LEGO para ajudar crianças a lidarem com a morte

25/04/2019 às 02:001 min de leitura

Como abordar um assunto tão delicado como a morte, com crianças pequenas que ainda não necessariamente conseguem entender o que isso significa? O Museu do Funeral, da cidade de Viena, na Áustria, resolveu experimentar criando conjuntos do brinquedo LEGO em que as crianças podem montar diferentes partes do processo funerário.

Reprodução/Bestattungsmuseum

Pode parecer mórbido para alguns, mas é, na verdade, uma forma lúdica de pais e tutores mostrarem às crianças algo tão natural quanto a morte. “Em 2018 minha equipe e eu estávamos pensando em novos produtos feitos de componentes de LEGO. Tínhamos algumas dúvidas de clientes como: “posso levar meus filhos para o funeral de meu avô?” ou “meus filhos estão de luto, o que posso fazer?” e coisas do tipo,” explica o porta-voz do museus, Dr. Keusch.

Reprodução/Bestattungsmuseum

“Então começamos a ter ideias de como ajudar as crianças a superar o luto. Desenvolvemos um crematório, um cemitério com um coveiro, uma família de luto [...],” continua Keusch e complementa “Nós integramos a Associação Vienense de Psicoterapia e nos asseguramos de que os novos produtos feitos de peças de LEGO seriam uteis para terapia com crianças e para pais cujos filhos estão em processo de luto. Com esses produtos eles podem descrever o processo e as crianças podem lidar com o luto.”

Reprodução/Bestattungsmuseum

O Museu desenvolveu os jogos junto a uma empresa austríaca, que fez embalagens e manuais, mas eles não são LEGOs oficiais e só podem ser adquiridos pelo site ou no próprio Museu. Os preços dos brinquedos variam bastante, entre € 7,99 até €112,90. Dr. Keusch afirma que, apesar do estranhamento e repulsa de alguns, a maior parte das reações aos jogos foi extremamente positiva.

Reprodução/Bestattungsmuseum

Você compraria um desses jogos para seus filhos? Como você abordaria a morte com eles? Conte nos comentários!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: