O mito de Ícaro: Como a falta ou excesso de segurança nos atinge hoje

06/09/2019 às 04:002 min de leitura

A mitologia causa um grande fascínio. Seus mitos e lendas sempre trazem uma moral que nos fazem refletir, além de ter personagens incríveis. Ícaro traz um reflexo dos desejos humanos e de como nunca estamos satisfeitos.

Ícaro era filho de Dédalo, um arquiteto que acreditava ser o melhor da Grécia. Entretanto, por invejar seu sobrinho, que vinha crescendo como inventor, Dédalo acabou o matando e, por isso, foi expulso de Atenas, indo morar na Ilha de Creta, onde o rei Minos governava.

(Fonte: Egisto Sani/VisualHunt)

Presos na ilha há anos, Dédalo decide fugir com seu filho. O arquiteto construiu asas feitas de cera de abelha e penas de gaivota, para que imitassem os pássaros e conseguissem voar para longe da ilha. Dédalo avisou Ícaro de que não podia chegar muito perto do sol, para que a cera não derretesse, assim como não devia se aproximar do mar, para que água não molhasse as penas.

Entretanto, Ícaro, fascinado com o mundo, esqueceu dos conselhos do pai e acabou voando alto, chegando mais perto do sol. As asas derreteram como o pai havia avisado. Assim, Ícaro caiu no mar e morreu.

(Fonte: anggarfer/VisualHunt)

O erro do jovem Ícaro

O primeiro erro de Ícaro foi deixar se encantar pelo mundo e esquecer dos conselhos do pai. Por mais que o mundo seja incrível, e os jovens devam aproveitá-lo sim, é importante sempre olhar para trás e se lembrar dos conselhos dados por quem já passou por tudo. Seja por desinteresse ou rebeldia, quem ignora os pais, pode cometer erros irremediáveis.

(Fonte: Rakicevic Nenad/Pexels)

A ambição de Dédalo

Por invejar seu sobrinho, Dédalo acabou o matando, e sendo expulso do seu lar. Não importava que fosse visto como o melhor arquiteto, quando se sentiu ameaçado, Dédalo não pensou duas vezes. É importante lembrar que não é ruim você querer prosperar, porém, não se deve pisar nos outros para conquistar seus objetivos.

No fim, devemos sempre refletir antes de agir. Como adultos, lembrar-nos de querer melhorar, mas também de pôr os pés no chão, e não passar por cima de ninguém. Como jovens, lembrar do conselhos dados por aqueles mais experientes.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: