Ilustrações do patrimônio modernista da Armênia ganham prêmio

11/11/2019 às 09:002 min de leitura

Eleito pela Fundação Getty em 2016 como patrimônio do modernismo soviético, o resort da União dos Escritores da Armênia ganhou também uma série de desenhos da artista e curadora Nvard Yerkanian que, segundo ela, tem como objetivo promover o patrimônio modernista da Armênia.

Se em 2016 o prêmio por ser eleito foi de US$ 130 mil, que foram utilizados para o estudo do edifício e seu plano de conservação, agora as ilustrações minimalistas que tiveram início para “comemorar” o reconhecimento foram premiadas no World Illustration Awards.

(Fonte: Nvard Yerkanian)

A artista visual e curadora vive atualmente em Florença, na Itália, onde concluiu o mestrado em design gráfico e ajudou a criar o Why Graphic Design Festival. Natural da Armênia, Nvard estudou arquitetura, fotografia, crítica cultural e curadoria em seu país de origem. Ela passou os últimos quatro anos se dedicando a ilustração e ao design com foco especial no patrimônio arquitetônico e cultura urbana.

Nvard ressalta que a arquitetura ocupa boa parte de sua vida, mas ressalta que seu maior interesse é por projetos de interesse histórico. “Me interesso sobretudo por projetos que documentam e visam a preservação de camadas históricas que estão fora da atenção do Estado e do público”, salienta.

(Fonte: Nvard Yerkanian)

A artista conta ainda que muitos edifícios foram perdidos nas duas primeiras décadas após a independência da Armênia em 1991. Isso aconteceu especialmente pela rejeição da população a qualquer resquício de ligação com a herança soviética. “Com a ambição de construir uma nova imagem, muitos edifícios icônicos como o Youth Place foram alterados, danificados, demolidos, negligenciados ou deixados em ruínas. O modernismo soviético é injustamente subvalorizado na Armênia”, diz.

Apesar disso, a vencedora do World Illustration Awards reconhece e comemora que, atualmente, o interesse pelo modernismo se tornou mundial.

(Fonte: Nvard Yerkanian)
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: