Fotógrafo usa inteligência artificial para retratar figuras históricas

17/07/2020 às 12:302 min de leitura

Um fotógrafo holandês chamado Bas Uterwijk tem causado muita admiração, e compartilhamentos, nas redes sociais após utilizar recursos de inteligência artificial para produzir fotos hiperrealistas de figuras históricas retratadas em obras artísticas, atribuindo-lhes feições e corpos humanos naturais.

Napoleão Bonaparte Napoleão Bonaparte 

Formado em computação gráfica, ele utiliza um software chamado Artbreeder, para criar uma imagem feita a partir de retratos antigos. Após capturar o acervo desejado, o programa é capaz de identificar características faciais comuns e elaborar uma imagem totalmente inédita, em alta resolução, como se fosse uma foto feita hoje.

Dando vida a personagens fictícios

Lady Liberty, a "moça" da Estátua da LiberdadeLady Liberty, a "moça" da Estátua da Liberdade

No seu perfil do Instagram, onde se apresenta como "ganbrood", o artista já tem mais de mil publicações, e cerca de 13,5 mil seguidores. Alguns de seus trabalhos, retratam pessoas reais, como Nicolau Maquiavel e Jesus Cristo. Outros são de personagens fictícios, como a Lady Liberty (Estátua da Liberdade) e a Moça com Brinco de Pérola, famosa pintura de Johannes Vermeer.

"Moça com Brinco de Pérola", pintura de Johannes Vermeer"Moça com Brinco de Pérola", pintura de Johannes Vermeer

Porém, muitas vezes a tecnologia não dá conta de tudo, pois, segundo o fotógrafo-artista, "...tende a variar facilmente devido à sua natureza, portanto, para o último, às vezes preciso de alguns truques e métodos extras para conseguir o que quero".

Será arte?

Davi, elaborado a partir da escultura de MichelangeloDavi, elaborado a partir da escultura de Michelangelo

Por isso, Bas tende a considerar as suas "fotos" como impressões artísticas que chegam a parecer mais reais do que outros métodos científicos de reconstrução de pessoas eventualmente utilizados. 

Jesus CristoJesus Cristo

E justifica dizendo que o objetivo principal de um retratista não é acertar os pequenos detalhes, mas capturar a "essência" do caráter da pessoa. Olhando para essas impressionantes imagens, podemos afirmar que Bas Uterwijk está conseguindo.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: