Quadros mudam rostos quando vistos de diferentes ângulos

16/09/2020 às 05:005 min de leitura

Os quadros do artista autodidata Sergi Cadenas chamaram atenção do público por um efeito único: quando vistos de ângulos diferentes, os rostos retratados mudam completamente. Em uma única obra, Cadenas conseguiu unir três retratos, e cada um deles é revelado a partir do ponto de vista que o público tem.

Para criar sua arte, Sergi utiliza tiras verticais rígidas que são pintadas individualmente à mão. É como se ele estivesse construindo um quebra-cabeça, já que sua obra só vai ficar completa justamente quando todas essas tiras se unirem. O truque em seus quadros está em pintar uma imagem diferente em cada lado das tiras, fazendo com que a mágica aconteça dependendo do ângulo visualizado.

No entanto, quando a visão de alguém está concentrada em um ponto central da obra, é possível ver as características de todos os retratos se misturando para criar um terceiro retrato.

Confira algumas das obras de Sergi Cadenas publicadas na página oficial nas redes sociais da Galeria Jordi Barnadas, de Barcelona (Espanha):

A arte cinética de Sergi Cadenas

O artista nasceu na cidade espanhola de Girona e estudou fundição artística, assumindo o estabelecimento de ferragens de sua família. O negócio foi passando de geração em geração há quase 3 séculos e permanece vivo até os dias de hoje. Trabalhando nesse ramo, passou a produzir alguns objetos e tornou-se conhecido aos poucos por conta das técnicas de forja que conhecia. Aos 30 anos de idade, no entanto, ele resolveu explorar outros meios artísticos.

Como nunca estudou formalmente desenho ou pintura, as técnicas desenvolvidas por Sergi Cadenas foram aprendidas conforme ele ia conhecendo o mundo. O artista espanhol conheceu a pintura a óleo sozinho, focando na criação de retratos. E por meio de diversas experimentações, as obras cinéticas foram sendo aprimoradas, formando incríveis obras de arte que também literalmente se transformavam.

View this post on Instagram

A post shared by Sergi Cadenas (@sergi.cadenas) on

As obras de Sergi já foram expostas em diversos lugares do mundo, ganhando espaço também em galerias de arte muito importantes. As exposições chamaram a atenção do público por conta da interação que continham, já que as pessoas precisavam se movimentar, de alguma forma, para visualizar os quadros em sua totalidade.

Para conferir mais sobre a arte cinética de Sergi Cadenas, fique de olho em seu Instagram!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: