Cricket: jogo mais longo durou 12 dias e não teve vencedores

15/10/2020 às 11:002 min de leitura

Quando ingleses e sul africanos entraram em campo para uma partida de críquete, em 3 de março de 1939, jamais imaginariam que o embate duraria 12 dias. O confronto, conhecido até hoje como o “Teste Atemporal”, terminou sem vencedores, após uma chuva torrencial tomar conta do último dia possível para se jogar. 

Partida entre Inglaterra e África do Sul que durou 12 dias, em 1939
Partida entre Inglaterra e África do Sul que durou 12 dias, em 1939

A data limite foi determinada porque os ingleses voltariam para casa de navio e teriam outros jogos pela frente. O confronto histórico entre Inglaterra e África do Sul teve 43 horas e 16 minutos de duração, 1.981 corridas anotadas e 5.447 bolas lançadas. 

Tipos e regras

Existem diversas variações de partidas de críquete. A mais longa é chamada de Test Críquete e dura entre 4 e 5 dias. Depois de estudos e iniciativas da Confederação Internacional de Críquete, foi criada a modalidade T20, que vem ganhando cada vez mais jogadores. 

Também chamada de 20×20, a modificação é a grande cartada da modalidade para chegar aos Jogos Olímpicos. Ela limita em vinte overs o número de arremessos de uma equipe. Como cada over equivale a seis lançamentos, um time chega a fazer no máximo 120 durante uma partida. Geralmente, o jogo chega a ter 3 horas de duração.  

Ingleses são os atuais campeões mundiais da modalidade T20
Ingleses são os atuais campeões mundiais da modalidade T20

O críquete segue a premissa do beisebol. Cada equipe é formada por 11 atletas. No campo de jogo ficam dois rebatedores e onze adversários, que se revezam na hora de arremessar a bola. Se de um lado o objetivo é fazer pontos, do outro a finalidade é impedir as corridas. 

Os times se alternam nos arremessos e depois que é concluída a série de overs, a equipe que conseguiu mais pontos vence o jogo. 

Adeptos no Brasil

Por mais que seja um choque cultural, o críquete segue crescendo no País, principalmente na região sudeste. “Nós queremos implantar o cricket por aqui do mesmo jeito que ele é visto lá fora, um esporte muito conhecido, muito praticado”, disse Matthew Featherstone, diretor do projeto Cricket Poços de Caldas. 

Para reverter isso, Featherstone aposta em ações para aumentar a visibilidade do esporte e um de seus objetivos é que o críquete se torne um esporte olímpico.

Mais da metade da seleção feminina de críquete é composta por jogadoras de Poços de Caldas
Seleção brasileira feminina de críquete campeã sul-americana, em 2018

Críquete no Mundo

De origem inglesa, o críquete acabou se espalhando rapidamente pelo planeta, devido a colonização. O esporte é muito tradicional na África do Sul, Austrália e em diversos países do Oriente Médio e Ásia. Cerca de 2,5 bilhões de pessoas praticam o esporte. Muito se deve a Índia, que possui 1,353 bilhão de habitantes. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: