Polícia recupera réplica de da Vinci que ninguém sabia que sumira

21/01/2021 às 13:001 min de leitura

Uma réplica da famosa pintura Salvator Mundi, de Leonardo da Vinci, está de volta a um museu italiano depois de ter sido furtada no ano passado. A grande surpresa é que ninguém sabia que ela não estava mais no museu!

A polícia encontrou o quadro, que mostra Jesus com a mão direita erguida em uma bênção e a esquerda segurando uma esfera de cristal, em um apartamento em Nápoles, na Itália. Pintada em 1510 possivelmente por um dos alunos de da Vinci, a obra de arte replica a pintura mais cara do mundo, cuja versão original não era vista em público desde 2017, quando foi vendida por US$ 450,3 milhões em um leilão.

O Museo Doma San Domenico Maggiore, local onde a réplica ficava, está fechado há meses por causa da pandemia e, por isso, ninguém percebeu a ausência ou reportou o ocorrido, relatou o The Guardian.

(Fonte: Getty Images/Reprodução)
(Fonte: Getty Images/Reprodução)

Polêmica sobre a verdadeira obra

Alguns historiadores da arte levantaram dúvidas de que o Salvator Mundi original, do qual a pintura furtada é uma cópia, fosse verdadeiro. Há três anos, quando o quadro foi leiloado em Nova York, a ArtNet News relatou que o original estava perdido há séculos, e a discussão continuou.

Os historiadores da arte acreditavam que a obra vendida por US$ 450,3 milhões era de um artista menos conhecido, chamado Boltraffio. Até hoje, alguns pesquisadores duvidam que o quadro leiloado seja original.

(Fonte: Union-Bulletin/Reprodução)
(Fonte: Union-Bulletin/Reprodução)

A cópia furtada está de volta à posse do museu de Nápoles após sua saída silenciosa. O proprietário do apartamento, um homem de 36 anos, foi preso. A polícia italiana está investigando como a obra teria sido roubada, já que não havia sinais de arrombamento nas salas do museu.

“É provável que tenha sido um roubo encomendado por uma organização que trabalha no comércio internacional de arte”, disse Giovanni Melillo, promotor de Nápoles.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: