Filme Tubarão teve final alterado após ataque na vida real

22/02/2021 às 06:002 min de leitura

Para os amantes de um bom filme de terror, o longa do diretor Steven Spielberg Tubarão (1975) acabada sempre entrando na lista das películas mais aclamadas do gênero. O que muitos fãs não sabem, porém, é que o seu roteiro teve o final alterado após uma sessão de filmagens com um tubarão de verdade no sul da Austrália.

Para a maioria das cenas, Spielberg optou por utilizar um tubarão animado que ganhou o apelido de Bruce durante as filmagens. Entretanto, a cena do mergulho dentro de uma gaiola é uma das únicas do filme que mostra um tubarão-branco na vida real, e que quase render uma história mortífera para conseguir ser gravado.

Encontro quase mortal

(Fonte: Universal Pictures/ Reprodução)
(Fonte: Universal Pictures/ Reprodução)

Próximo ao fim de Tubarão, o personagem Matt Hooper — representado pelo ator Richard Dreyfuss — veste um traje de mergulho e entra em uma gaiola de mergulho na esperança de injetar um veneno letal que acabe com a vida do tubarão que vem amedrontando a região da Ilha de Amity.

Para filmar essa sequencia, os mergulhadores e documentaristas da natureza Valerie e Ron Taylor gravaram um dublê de corpo nadando junto ao tubarão de verdade. Segundo o relato de Valerie para o Inside Hook, entretanto, a equipe de filmagem optou por um barco e um ator “muito pequenos” para que os tubarões australianos de 4,5 metros parecessem ainda maior.

O problema era que o dublê não possuía qualquer experiência prévia de mergulho e estava extremamente nervoso na hora das filmagens. Em dado momento, um grande tubarão-branco de 5 metros ficou preso no guincho do barco conectado à gaiola e destruiu a plataforma enquanto se debatia para escapar. 

Golpe de sorte

Para o alívio de Spielberg e o restante dos produtores do filme, felizmente o ator não se encontrava dentro da gaiola quando ela foi destruída. Segundo Valerie Taylor, se isso tivesse acontecido, o incidente sem dúvida teria sido fatal. Mesmo que esse tenha sido um momento aterrorizante para todos, ele também foi responsável por render algumas imagens incríveis.

Sendo assim, os roteiristas decidiram mudar o script para conseguir incluir o novo material no longa. No roteiro original, Hooper deveria morrer na cena. Porém, como as filmagens utilizando um tubarão de verdade não incluíam um ator nelas, eles fizeram com que o personagem escapasse da jaula no último minuto e sobrevivesse.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: