4 curiosidades intrigantes sobre o Caminho de Santiago

15/06/2021 às 13:002 min de leitura

Quem opta por fazer o trajeto do Caminho de Santiago sempre termina impressionado pela grande carga de história e de beleza oriundos da peregrinação. Ao seguir as setas amarelas por qualquer uma das rotas até Santiago de Compostela, na Espanha, os viajantes passam por uma experiência única e enriquecedora até chegar na tumba do apóstolo Santiago.

Pensando nisso, nós separamos quatro curiosidades sobre essa jornada para você se impressionar. Olha só!

1. Trajeto original

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Segundo a lenda, a primeira vez que uma pessoa viajou até Santiago de Compostela em peregrinação ocorreu em 829. Na época, o rei Afonso II, governante de um pequeno reino cristão isolado entre as montanhas, recebeu a informação sobre um curioso sepulcro escondido em um lugar remoto na Galícia e decidiu conferir por conta própria.

Seguindo a trilha única existente entre Oviedo e Galícia, a qual passava por Grado, Cornellana, Salas e o porto do Palo, o monarca entrou para a história. Desde então, essa rota ficou conhecida como Caminho Primitivo e é considerada a mais antiga até Compostela.

2. Rotas alternativas

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Desde que se tornou uma verdadeira atração turística, a peregrinação a Compostela adquiriu uma feição diferente. Novas rotas até a Galícia foram surgindo com o passar dos anos e albergues privados foram sendo instalados no caminho para abrigar os turistas.

Aparentemente, ninguém quis perder a oportunidade de ganhar dinheiro e hoje são inúmeros os locais que oferecem um espaço para os mochileiros descansarem.

3. Passaporte do desafio

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Para quem decide se aventurar pelas rotas a caminho de Santiago de Compostela, existe uma maneira de comprovar a participação no desafio. Isso porque o Escritório do Peregrino de Santiago emite um pergaminho em latim para as pessoas que demonstrarem ter feito a viagem por devoção, por voto ou piedade.

Para receber o documento, é preciso comprovar ter percorrido os últimos 100 km a pé ou a cavalo, ou também os últimos 200 km de bicicleta. Além disso, a pessoa deve assegurar que fez a peregrinação por motivos religiosos. 

4. Renascimento de vilarejo

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Antes do Caminho de Santiago se tornar popular, o vilarejo de Foncebadón estava abandonado e em ruínas. A cidade, que fica localizada um pouco antes da Cruz de Fierro, teve sua economia impulsionada pelos turistas que atravessavam a região e conseguiu se reerguer.

Hoje em dia, o local possui dois restaurantes, três albergues privados, uma paróquia, um hostel e um supermercado. Por fim, todas as casas da rua Real foram restauradas com o dinheiro. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: