Kamikaze: 4 fatos chocantes sobre os soldados suicidas japoneses

18/07/2021 às 08:002 min de leitura

Durante a Segunda Guerra Mundial, o exército japonês chamou a atenção do mundo ao apresentar os kamikazes, grupos de soldados que deram suas vidas por honra, medo ou ordens.

Essa investida militar evocou visões apavorantes sobre a destruição e, não somente despertou a população mundial para uma ideologia perigosa, como também mostrou até onde subalternos podem chegar para alcançar os objetivos de seus líderes e suas nações.

Confira abaixo alguns fatos sobre os kamikazes e entenda como a existência deles foi importante no desenrolar de eventos históricos.

1. Os samurais e o Código Bushido

(Fonte: iStock / Reprodução)(Fonte: iStock / Reprodução)

Condensado nas crenças Hagakure, que inspiravam os samurais a darem suas vidas a todo custo pelo imperador, o Código Bushido ("caminho do guerreiro") foi a filosofia de honra do século XVIII que guiou os soldados de espada, definindo os parâmetros de suas vidas e mortes. O código foi resgatado em 1940 e elogiado por comentaristas, incentivando o surgimento dos suicidas durante a Segunda Guerra Mundial.

2. Banzai e táticas suicidas

(Fonte: Gate Wiki / Reprodução)(Fonte: Gate Wiki / Reprodução)

A investida "Banzai!" — grito de guerra japonês que significa: "Que você tenha 10 mil anos de vida longa!" — foi uma série de ataques de ondas humanas que ocorreu durante a Segunda Guerra Mundial. A tática de batalha foi uma decisão suicida do Exército Imperial Japonês determinada após a previsão de que a batalha estava prestes a ser perdida, sendo responsável por estimular soldados a cometer gyokusai ("joia despedaçada", em tradução livre), uma espécie de suicídio honroso, ao lado de homens-bomba.

3. As forças especiais tokko

(Fonte: Getty Images / Reprodução)(Fonte: Getty Images / Reprodução)

A Unidade de Ataque Especial tokko, ordenada em 1943 pelo primeiro-ministro Hideki Tojo, foi uma ação de improviso realizada pelo exército japonês que consistiu no recrutamento de aviadores voluntários para servirem como armas dos aviões de guerra. Esses pilotos dispensáveis e de baixo custo passaram a ser uma espécie de bomba guiada e, anos depois, foi comprovado que eram obrigados a servir a nação como uma forma de negativar a popularidade do Imperador Hirohito.

4. O "suicídio" do maior encouraçado da história naval

(Fonte: Wikipedia / Reprodução)(Fonte: Wikipedia / Reprodução)

Considerada o orgulho da Marinha Japonesa, a classe Yamato de encouraçados ostentava 9 dos rifles navais Type 94, de 18 polegadas (460 mm), projetados para um alcance de 74.029 quilômetros e para dispararem um projétil de 1460 quilos. O navio foi a principal arma do exército na operação Ten-Go, a última missão naval japonesa ofensiva da Segunda Guerra Mundial, quando pelo menos 3,7 mil tripulantes morreram afogados e queimados após os militares ativarem uma tática suicida de autoexplosão contra porta-aviões inimigos.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: