Klingon e Alto Valiriano: já pensou em aprender um idioma fictício?

30/07/2021 às 12:072 min de leitura

Você provavelmente já ouviu falar da maioria dos idiomas ensinados no Duolingo — plataforma de aprendizado de idiomas mais popular e o app educacional mais baixado do mundo —, como o espanhol e francês, por exemplo. Mas algumas línguas presentes no app não existiam há 25 anos!

São os idiomas construídos (em inglês conlang, abreviação de constructed languages), como o Klingon e o Alto Valiriano, conhecidos por quem é fã das séries Star Trek e da saga Game of Thrones. No Duolingo, mais de 1,5 milhões de alunos do mundo todo se inscreveram nos cursos de conlangs — o Klingon e o Alto Valiriano têm 293 mil e 454 mil alunos ativos, respectivamente.

Existem muitas razões para criar um idioma fictício, como facilitar a comunicação entre falantes de diferentes línguas ou até mesmo para refletir princípios estéticos e filosóficos. Para Star Trek, o Klingon foi feito para soar incomum e áspero, já que é a língua de uma espécie agressiva de alienígenas. Por outro lado, o Alto Valiriano foi desenvolvido para parecer belo e magistral, já que é o idioma clássico de uma antiga civilização.

Então, por que não estudar um idioma que alguém inventou? O aprendizado de línguas promove uma imersão em outra cultura e permite que você se conecte com outras pessoas que têm os mesmos interesses que os seus, e aprender uma língua inventada e de um universo fictício acrescenta uma pitada de mágica no processo.

Aproveite que há um spin off de GOT em desenvolvimento com estreia prevista para 2022, e mais alguns na fila para produção, e mergulhe ainda mais no mundo da série, aprendendo o idioma enquanto espera o lançamento!

Seja para se comunicar, participar de comunidades de fãs ao redor do mundo ou exercitar o seu cérebro, aprender uma conlang é diversão garantida!

  • Coluna escrita com colaboração de Ramsey L. Cardwell

***

Analigia Martins é Diretora de Marketing no Brasil de Duolingo, a maior plataforma de aprendizado de idiomas do mundo e o aplicativo mais baixado na categoria de Educação no iTunes e no Google Play. Responsável por aumentar a notoriedade e o crescimento do Duolingo no Brasil, segundo maior mercado da empresa, a executiva tem 20 anos de experiência em marketing de serviços, especialmente na área de Educação no Brasil e Estados Unidos. Analigia é pós-graduada em Administração de Empresas pela Universidade de Harvard e Bacharel em Publicidade pela Fundação Cásper Líbero.

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: