Theremin: o instrumento musical criado por um espião soviético

05/08/2021 às 04:002 min de leitura

Relacionado ao cenário cult do universo audiovisual e aos artistas excêntricos, o theremin, instrumento musical eletrônico considerado um "som alienígena", foi uma revolucionária ferramenta que despertou a atenção de entusiastas na primeira metade do século XX, aliando estranheza a uma tecnologia que, até então, não havia sequer sido idealizada pela mente dos gênios mais criativos da época.

O theremin foi inventado em 1919 pelo russo Léon Theremin, que na época tinha apenas 23 anos. O dispositivo foi formulado para ser uma ferramenta capaz de perceber a aproximação de objetos através de sensores de proximidade, mas acabou manipulando ondas sonoras entre 2 antenas e desenvolvendo um som estranho, como um arrastar de um violino, à medida que as duas mãos se movem sobre uma superfície de madeira e estruturas de metal incorporadas.

Antes de ser patenteado oficialmente em 1928, o theremin despertou a atenção do líder soviético Vladimir Lenin em 1922, que decidiu enviar Leon para uma turnê pela Europa a fim de apresentar seu fabuloso mecanismo de som ao público. A partir disso, o homem tornou-se não apenas uma referência no cenário musical, mas também um renomado e criativo engenheiro, e o regime comunista acabou vendo nisso uma oportunidade para exercer sua soberania na espionagem.

@carolinaeyck

A little folk request ?? glad to be introducing so many to my weird instrument here! ##scarboroughfair ##folksong ##simonandgarfunkel ##theremin ##foryou

? original sound - carolinaeyck

Após chegar de sua turnê, o inventor da máquina foi enviado aos campos soviéticos sob ordens para desenvolver um complexo sistema de spywares, programas conhecidos por invadir as redes de computadores e roubar tanto credenciais quanto informações de bancos de dados. Porém, seu nome se eternizaria na lembrança de artistas e especialistas na área musical, com muitos o considerando criador do "primeiro instrumento eletrônico de sucesso".

O theremin ainda existe?

Muitos sequer já ouviram algo sobre esse instrumento musical, mas o theremin ainda é muito popular atualmente e, apesar do enorme desafio em manipulá-lo e saber emitir sons com precisão, vários artistas e estudantes combinaram o básico do equipamento com alguns casos de aprimoramento de técnicas e de modernização de ritmos musicais.

@carolinaeyck

From my pre-tiktok days: the definitive anthem of the theremin ?? ##theswan ##saintsaens ##theswancover ##fypsounds ##clararockmore ##theremin ##theremintok

? original sound - carolinaeyck

O dispositivo, que pode ser encontrado em diversas lojas de antiguidade e varejistas pelo mundo, deixou um importante legado para a música e hoje exige anos de prática, já que mantém parte das configurações originais. Assim, alguns nomes, como Lydia Kavina e Caroline Eyck, ainda praticam constantemente a arte de manipular o theremin, dando dicas de aprendizado e cuidado em suas redes sociais, mostrando um pouco mais o potencial do instrumento.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: