Relembre 9 finais de novela que 'pararam o Brasil'

04/09/2021 às 07:005 min de leitura

As novelas estão perdendo audiência nos últimos anos. Isso é natural, considerando que hoje existem outras opções de entretenimento, o que causa uma queda geral na audiência da TV. Porém, elas ainda são um dos principais produtos da cultura brasileira. 

Mesmo que Amor de Mãe (2021) tenha tido a 2a pior audiência para um último capítulo de novela das 21h na história, ela ainda marcou 35,7 pontos de audiência — isso significa que mais de 7 milhões de pessoas, só na Grande São Paulo, estavam sintonizados para assistir às emoções de Dona Lurdes. Claro que isso não é o suficiente para dizer que essa novela "parou o Brasil", mas ainda é uma grande audiência. 

Já existia internet em 2012, e um último capítulo fez o trânsito nas grandes cidades sumir, e as pessoas correrem para a frente da TV, como em uma final de Copa do Mundo. Além disso, claro, temos outros exemplos dos tempos áureos da televisão, em que se reunir para assistir à novela das 20h era a principal opção de entretenimento das famílias brasileiras. Pensando nisso, nós elaboramos esta lista com nove finais de novela que pararam o Brasil.

1. Avenida Brasil

Quando foi? 19 de outubro de 2012.

Por que parou o país? Para descobrir quem matou Max e o final de personagens queridos.

Muitos não se lembram, mas a audiência de Avenida Brasil em seu início não foi nada de extraordinário: os 34 ou 35 pontos que as novelas das 21h costumava dar na época. Porém, conforme as pessoas começaram a comentar que a novela era mesmo boa, o público só foi crescendo, e a história de Nina e Carminha se tornou um dos maiores sucessos da história. 

Nos últimos capítulos, a Avenida Brasil deu 50 pontos para cima. Na noite do último capítulo, a matéria do Jornal Nacional mostrou pessoas se reunindo em bares, correndo para casa, e ruas vazias, já que a maioria estava na frente da TV. Além de descobrir o final de personagens tão queridos, ainda havia um mistério: quem matou o Max? 

2. Amor à Vida

Quando foi? 31 de janeiro de 2014.

Por que parou o país? Para saber se o primeiro beijo entre dois homens em uma novela de rede nacional ia acontecer.

Imagem: Extra/ReproduçãoImagem: Extra/Reprodução

Avenida Brasil não é o único caso recente de novela que "parou o Brasil", mesmo em tempos de internet e redes sociais: se o exemplo anterior rendeu 51 pontos de audiência em seu último capítulo, Amor à Vida não ficou atrás, rendendo 48. O público queria conferir o final de Félix, o personagem que começou como vilão e terminou como mocinho da novela. 

Havia torcida para que ela terminasse a história ao lado do "carneirinho", e muita gente vibrou quando os dois protagonistas deram o primeiro beijo entre dois homens da história das novelas. As cenas finais, com Félix se reconciliando com seu pai, César, são comoventes. 

3. Senhora do Destino

Quando foi? 11 de março de 2005.

Por que parou o país? Pelo sucesso popular durante tantos meses.

Imagem: TV Globo/ReproduçãoImagem: TV Globo/Reprodução

Ao contrário de outros itens desta lista, o final de Senhora do Destino não guardava muitos mistérios: Nazaré sequestrou a filha de Maria do Carmo, Lindalva/Isabel, mas todo mundo sabia que as coisas iam acabar bem, só havia dúvidas sobre o fim de do Carmo: ela ficaria com Dirceu ou Giovanni? Mas nada como "quem matou?". Ainda assim, a última semana da novela rendeu em torno de 60 pontos todos os dias, com 61 no capítulo final. Isso ajudou a fazer da história de Aguinaldo Silva a maior audiência da década de 2000. 

4. Celebridade

Quando foi? 25 de junho de 2004.

Por que parou o país? Descobrir quem matou Lineu Vasconcellos.

Imagem: TV Globo/ReproduçãoImagem: TV Globo/Reprodução

Antecessora de Senhora do Destino no horário das 20h, Celebridade trouxe uma fórmula clássica para fazer o público se reunir em frente à TV: um mistério. Todo mundo queria saber quem matou o poderoso empresário Lineu Vasconcellos, amigo da protagonista Maria Clara, de modo que o último capítulo rendeu 63 pontos no Ibope. 

Eu ainda lembro do meu choque quando descobrimos que havia sido a grande vilã da história, Laura "Cachorra". Meu palpite — e o de muita gente — era na filha doida do velho, Beatriz. 

5. A Próxima Vítima

Quando foi? 3 de novembro de 1995.

Por que parou o país? Saber quem era o grande assassino do horóscopo chinês.

Ao contrário de outras novelas, que trouxeram um "quem matou?" no final, A Próxima Vítima manteve o mistério desde o início. O título se referia ao modo como várias pessoas morriam ao longo da história, após receberem uma lista do horóscopo chinês e serem perseguidas por um Opala preto. Para manter o mistério até o final, a direção gravou as cenas da revelação às 20h da noite de sexta — poucos minutos antes do episódio ir ao ar. A audiência foi de 62 pontos.

6. Vale Tudo

Quando foi? 6 de janeiro de 1989.

Por que parou o país? Descobrir quem matou Odete Roitman.

Esse talvez seja o maior exemplo de final de novela que parou o Brasil. Na noite do natal de 1988, o Brasil se reuniu em frente à TV para acompanhar a morte de Odete Roitman, a grande vilã de Vale Tudo. Nas 2 semanas que se seguiram, milhões de pessoas fizeram bolões, e a marca de caldos Maggi fez um curso para premiar quem acertasse o assassino. 

A principal aposta era no mordomo Eugênio, com 24% dos votos, mas levou os 5 milhões de cruzados do prêmio quem apostou em Leila. A personagem de Cássia Kiss era uma escolha pouco convencional, já que ela não tinha motivos para matar Odete. A questão é que ela fez isso por engano, já que deu os tiros através de uma porta e pensava que era a amante de seu marido quem estava atrás dela. No fim, Leila fugiu do país com o marido.

7. Roque Santeiro

Quando foi? 21 de fevereiro de 1986.

Por que parou o país? Saber com quem a Viúva Porcina ia ficar.

Imagem: Observatório da TV/ReproduçãoImagem: Observatório da TV/Reprodução

Outra novela que não utilizou um "quem matou?" para grudar o público na TV foi Roque Santeiro, mas tinha um romance como o maior mistério de seu final: o público não sabia se a viúva Porcina iria embarcar em uma viagem com Roque ou ficar em Asa Branca com Sinhozinho Malta. Diz a lenda que um 3° final foi gravado, em que ela ficava com seu capataz, mas, no fim, ela ficou mesmo com aquele que era seu amor desde o início, o Sinhozinho. Absolutamente 100% das televisões pesquisadas pelo Ibope estavam sintonizadas na Globo naquela noite para ver esse final.

8. O Astro

Quando foi? 8 de julho de 1978.

Por que parou o país? Descobrir quem matou Salomão Hayalla.

Imagem: Observatório da TV/ReproduçãoImagem: Observatório da TV/Reprodução

Um dos primeiros casos de "quem matou?" na história das novelas, O Astro deixou o público aflito por meses para descobrir quem havia dado fim no magnata Salomão Hayalla, logo nos primeiros meses da história. Ele era dono de uma grande empresa e tinha diversos inimigos, mas o desfecho não surpreendeu tanta gente: o assassino foi Felipe, amante de Clô, esposa do ricaço. Na época, a Globo não gravava vários finais, e a imprensa descobriu tudo antes. 

9. Irmãos Coragem

Quando foi? 12 de julho de 1971 (Rio) ou 15 de julho de 1971 (SP).

Por que parou o país? Pelo sucesso popular durante tantos meses.

Imagem: Notícias da TV/ReproduçãoImagem: Notícias da TV/Reprodução

É um pouco complicado dizer que o último capítulo de Irmãos Coragem "parou o Brasil" já que, naquela época, a novela nem passava no mesmo dia em todas as cidades, mas é fato que essa foi a primeira novela que fez sucesso em todo o país e reuniu famílias na frente da TV. Irmãos Coragem andou para que as outras novelas desta lista pudessem correr.

O diretor Daniel Filho, que tinha acesso a números de audiência da época, dizia que a novela tinha público maior do que a Copa do Mundo de 1970. Na noite final, o herói, João Coragem (Tarcísio Meira), destrói o diamante que foi disputado durante toda a novela, e o vilão, coronel Pedro Barros, ateia fogo na cidade. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: