Qual a diferença entre perfume, colônia e eau de toilette?

01/12/2021 às 13:003 min de leitura

A maioria dos brasileiros toma banho com frequência e gosta de um cheiro agradável. Para ajudar nisso, muitas pessoas não saem de casa sem algumas borrifadas de perfume na pele. Aquele aroma agradável pode causar uma boa impressão, principalmente quando vamos a uma festa ou ao primeiro encontro, não é mesmo?

O problema é que, quando vamos comprar um perfume, há várias nomenclaturas nas lojas — e nenhuma delas é perfume, no bom português. Tem eau de toilette, eau de parfum, cologne... e por aí vai. Como saber qual delas é a melhor sem gastar uma nota preta nos mais caros?

Em resumo, toda fragrância é feita com os óleos essenciais (de plantas, madeiras, frutos e etc) e um solvente (água, álcool ou uma mistura dos dois). A principal diferença entre as categorias é a concentração de óleos essenciais. Fragrâncias com maiores concentrações demoram mais tempo para evaporar — fixam mais —, mas isso não quer dizer que elas são melhores.

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Eau de toilette (ou EdT)

A França tem as perfumarias mais famosas do mundo e é lá que essa mania de passar águas cheirosas pelo corpo começou. O primeiro tipo foi, justamente, a eau de toilette — ou água de banho, no nosso idioma. Eau (que soa como "ô", bem fechado) é água em francês.

Diz a lenda que os perfumistas da realeza francesa produziam umas águas perfumadas para a corte da rainha Maria Antonieta. As pessoas iam até a sala de banho e passavam um paninho molhado nessa água para se refrescarem e voltarem cheirosos para a rainha. Daí vem o nome: água de banho.

Na perfumaria moderna, a eau de toilette (ou EdT) é como um meio-termo entre as outras duas categorias que vamos explicar a seguir. Sua concentração de óleos essenciais gira em torno de 8 a 10%, com duração de 6 a 8 horas na pele. Assim, ela é uma fragrância suave, indicada para dias quentes — como os do Brasil. Por isso, é o tipo mais comum por aqui. 

Eau de parfum (ou EdP)

O perfume — perfume mesmo! — é mais concentrado que a eau de toilette, chegando a 15 ou 20% de essência na receita. Por isso, eles são bem mais intensos e você não deveria borrifar várias vezes. No nosso clima quente, o cheiro pode ficar bem forte! Além disso, as fragrâncias "eau de parfum" costumam custar mais caro.

Em compensação, elas fixam bem mais na pele e podem durar até 10 ou 12 horas. De maneira geral, os especialistas recomendam reservar as eau de parfum pra noite, dias frios e ocasiões especiais — para o dia a dia, uma boa eau de toilette é mais que suficiente.

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Eau de cologne (ou EdC ou água de colônia)

As águas de colônia têm mais ou menos 3% de essência, são mais leves e não fixam por tanto tempo na pele. Isso não quer dizer que elas são piores: a ideia da eau de cologne é prolongar a sensação de banho tomado por algumas poucas horas. Você pode usá-la em compromissos rápidos ou reaplicar a colônia em abundância — pode borrifar bastante!

Por esse motivo, os frascos das colônias costumam ser maiores, com até 200 ou 300 ml, ou vir em versões menores para levar na bolsa e reaplicar quando necessário. Além disso, a água de colônia costuma ser mais barata e é a mais indicada para crianças. 

É curioso que essa classificação não surgiu na França, mas sim na Alemanha: um italiano que vivia na cidade de Colônia (Koln) ficou famoso com suas fragrâncias, bem mais suaves que os perfumes fortes que as pessoas usavam na época. 

Vale mencionar que, no Brasil, há ainda uma outra nomenclatura popular: a deo colônia. É uma espécie de eau de toilette, com concentração de essência e duração semelhantes. Contudo, a deo colônia também leva componentes desodorantes na fórmula. Além disso tudo, surgiu nos últimos anos o "body splash", uma fragrância com somente 1% de essência para aplicar sempre que der vontade.

Por outro lado, a qualidade dos ingredientes importa muito mais do que a nomenclatura: uma boa eau de toilette pode fixar melhor que um eau de parfum mal feito. Mas, de modo geral, as diferenças são essas: a concentração de óleos essenciais na fórmula, que influencia na fixação da fragrância e nas recomendações de uso. Sabendo disso, fica mais fácil escolher. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: