7 monumentos históricos que não existem mais

07/12/2021 às 09:303 min de leitura

Talvez você não saiba, mas o navio Titanic está prestes a desaparecer. Ok, nós sabemos que o navio afundou em 1912, causando a morte de 1.517 pessoas. Mas nem todo mundo tem conhecimento de que resta submerso no local do naufrágio a “carcaça” do Titanic — e que ela, depois de todos esses anos, está sumindo.

Foto de 2019 mostra o estado dos restos do Titanic. (Fonte: Reprodução)Foto de 2019 mostra o estado dos restos do Titanic. (Fonte: Reprodução)

Em agosto de 2019, mergulhadores filmaram os restos do Titanic pela primeira vez nos últimos 14 anos. A expedição — que foi filmada em alta definição e ajudou na criação de réplicas 3D do navio — fez com que pesquisadores concluíssem que as sobras do Titanic podem desaparecer até o ano de 2030 devoradas por bactérias que se alimentam de metais.

E essa não é a primeira vez que um objeto icônico na cultura ou um monumento deixa de existir. São várias as criações humanas e da natureza que deixaram marcas na humanidade, mas que hoje existem apenas na nossa memória. Conheça sete deles:

1. O Velho Homem da Montanha, em New Hampshire

O velho homem da montanha. (Fonte: Reprodução)O velho homem da montanha. (Fonte: Reprodução)

Em 2003, uma rocha famosa conhecida como o Velho Homem da Montanha, localizada em Franconia, no estado de New Hampshire, Estados Unidos, despencou após anos sofrendo com o processo de erosão. Sua perda foi tão sentida que houve homenagens a ela na base da montanha.

2. A pedra “Duckbill” ou “Punho de Thor”, em Oregon

A pedra Duckbill, no Oregon. (Fonte: Reprodução)A pedra Duckbill, no Oregon. (Fonte: Reprodução)

Uma formação rochosa conhecida como Duckbill (por conta do seu formato de pato) ou Punho de Thor, na costa do estado de Oregon, Estados Unidos, foi vítima de vandalismo em 2016. A rocha era uma atração turística bastante popular que acabou quando alguns amigos resolveram derrubá-la. Eles disseram que estavam fazendo isso como um “favor”, pois um rapaz havia quebrado a perna na pedra.

3. A Torre de Porcelana de Nanquim, na China

A Torre de Porcelana de Nanquim. (Fonte: Reprodução)A Torre de Porcelana de Nanquim. (Fonte: Reprodução)

A torre foi construída no ano de 1412, durante a Dinastia Ming, e foi considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo. Ela foi derrubada em 1856 na Revolução Taiping, um dos conflitos mais sangrentos da história da China. Soldados da rebelião derrubaram a torre para evitar que facções rivais a utilizassem para observar a cidade.

4.  Terraços Rosa e Branco na Nova Zelândia

Os Terraços Rosa e Branco na Nova Zelândia. (Fonte: Reprodução)Os Terraços Rosa e Branco na Nova Zelândia. (Fonte: Reprodução)

Os Terraços Rosa e Branco eram cascatas com essa coloração localizadas no Lago Rotomahana, na Nova Zelândia. Eles atraíam turistas de toda a Europa, durante o século XIX, que vinham testemunhar a beleza do local. Os Terraços foram soterrados por uma erupção do vulcão Tarawera em 1886.

5. O Dedo de Deus nas Ilhas Canárias, na Espanha

A formação rochosa Dedo de Deus, na Espanha. (Fonte: Reprodução)A formação rochosa Dedo de Deus, na Espanha. (Fonte: Reprodução)

O Dedo de Deus era uma formação rochosa com cerca de 30 metros de altura localizada no Oceano Atlântico, nas Ilhas Canárias, Espanha. Durante uma tempestade que aconteceu em novembro de 2005, o Dedo quebrou e caiu no mar.

6. Os Budas de Bamiã, no Afeganistão

Os Budas de Bamiã, no Afeganistão. (Fonte: Reprodução)Os Budas de Bamiã, no Afeganistão. (Fonte: Reprodução)

As duas estátuas de Buda foram esculpidas à mão e estavam instaladas no Vale do Bamiã, antiga Rota da Seda, no Afeganistão. Elas foram feitas no século VI e, durante 1,5 mil anos, atraíram muitos visitantes. Em 2001, membros do Talibã derrubaram este patrimônio mundial.

7. A Biblioteca de Alexandria, no Egito

Representação da destruição da Biblioteca da Alexandria. (Fonte: Reprodução)Representação da destruição da Biblioteca de Alexandria. (Fonte: Reprodução)

A Biblioteca de Alexandria é, provavelmente, a biblioteca mais famosa na história da humanidade. Ela foi construída na cidade de Alexandria, no Antigo Egito, no século III a.C., e guardava grandes obras da humanidade. Existem diversas versões sobre o seu fim, alguns historiadores acreditam que ela foi queimada no século VII, mas outros defendem que ela foi desmontada gradativamente ao longo dos séculos.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: