Qual a melhor forma de dar remédio para seu pet?

08/12/2021 às 02:002 min de leitura

Medicar um cachorro ou um gato está entre uma das tarefas mais difíceis para qualquer dono de pet, principalmente se o medicamento for via oral. Nesse momento, é bem comum que o seu animal de estimação arranje uma maneira de se desvencilhar ou fugir dos seus braços para não ter que engolir qualquer tipo de comprimido.

Para que esse processo seja menos traumatizante para você e para ele, é importante ter uma estratégia em mente. Pensando nisso, hoje vamos citar algumas das técnicas mais eficazes na hora de convencer o bichinho a tomar um remédio. Confira!

Escondendo o remédio

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Entre uma das técnicas mais eficazes recomendadas pelos especialistas está sempre o “ilusionismo”. E o que isso quer dizer? Na hora de medicar tanto um cachorro quanto um gato, esconder o remédio dentro de uma porção de um alimento delicioso costuma funcionar muito bem.

Se o seu animal de estimação realmente gostar do que está consumindo, ele dificilmente notará que existe algum comprimido escondido na peça. Para isso, é possível usar um pedacinho de carne, queijo ou até mesmo colocar o remédio no meio de uma fatia de pão.

Gatos costumam ser mais exigentes do que os cães, mas você ainda pode usar alimentos para induzi-los a tomar seus remédios em alguns casos. O caminho mais fácil é misturar a pílula em sua refeição regular e torcer para que eles a devorem normalmente. Se isso não funcionar, tente inserir o comprimido em alguma outra guloseima.

Manejo com as mãos

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Por mais que enganá-los possa ser uma opção, nem todo pet cairá nesses truques. Dar medicamentos para os mais teimosos pode ser uma verdadeira batalha e requer um método mais direto. Portanto, existirão casos em que você precisará utilizar as suas mãos.

Use sua mão não dominante para levantar a mandíbula superior até que sua boca se abra. Com sua outra mão, coloque o comprimido o mais atrás possível na boca do seu animal de estimação sem que essa ação provoque o reflexo do vômito, então feche-a e massageie sua garganta para encorajá-lo a engolir.

Gatos e cachorros costumam lamber o focinho após terem engolido algo, então fique atento para esse sinal. Mesmo que você pense que a missão foi bem-sucedida, continue de olho por mais alguns minutos para ter certeza de que ele não vai cuspir o comprimido após alguns minutos.

Dando recompensas

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Principalmente quando o assunto são gatos, é possível que você precise envolvê-los em um cobertor antes de dar o remédio para evitar ser arranhado. Mas, em geral, as dicas citadas anteriormente costumam funcionar.

Por fim, acariciar o seu pet com uma recompensa após ele ter tomado seu medicamento pode ajudar com que ele associe esse ato com algo positivo, fazendo com que a próxima vez que ele necessite ser medicado seja mais fácil. Comidinhas gostosas, um carinho, ou um brinquedinho novo normalmente dão conta do recado. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: