Termo: 6 razões que explicam o sucesso do jogo viral

17/01/2022 às 11:002 min de leitura

Se você esteve perambulando pelas redes sociais nos últimos dias, provavelmente já deve ter escutado sobre a última febre do momento: o jogo Termo (Wordle). A brincadeira consiste em adivinhar uma palavra de cinco letras em seis tentativas.

Após cada palpite, as peças mudam de cor para mostrar quais letras não estão na palavra (cinza), quais estão, mas na posição errada (amarelo) e quais estão corretas na palavra e na posição correta (verde).

Enquanto algumas pessoas conseguem se sair vitoriosas em apenas poucos segundos, outras podem demorar uma eternidade para concluir o desafio. Mas por que esse jogo é tão legal assim? Pensando nisso, nós fizemos uma lista com seis motivos para as pessoas terem-se apaixonado pelo Termo. Olha só!

1. Fator surpresa

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Uma das características que torna o Termo tão divertido para os jogadores é simplesmente a ação de descobrir qual é a palavra escondida por trás da charada. No fim das contas, saber que se conseguiu descobrir qual era a resposta em pouquíssimos palpites é bastante satisfatório.

Mesmo que o jogador tenha perdido, apenas o fato de desvendar o mistério escondido já é um alívio; afinal, imagina só ficar a vida toda sem saber qual era a combinação das cinco letras? Pelo menos essa "pulga atrás da orelha" some!

2. Adaptação na pandemia

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Após tanto tempo de pandemia, nós tivemos que nos adaptar a novas rotinas. Por esse motivo, tornou-se cada vez mais complicado que algo conseguisse prender a atenção das pessoas, e esse é um sucesso que Termo, ou Wordle, obteve sem muita dificuldade. O desafio proposto pelo game é ótimo para colocar o usuário em uma imersão de divertimento.

O jogo não é nem muito fácil, nem muito difícil. Além disso, parece que prepara o cérebro para desafios e aventuras novos.

3. Opção de compartilhar

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Uma das características mais legais de Termo é a possibilidade de compartilhar o resultado final da campanha por meio de um post no Twitter. Assim, amigos poderão acompanhar o progresso entre si, podendo ficar de olho em quem foi bem-sucedido ou fracassou. Isso atende à demanda social de compartilhar experiências com amigos, além de incentivar a competição entre usuários. 

4. Não é repetitivo

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Como Wordle só oferece uma palavra por dia, é difícil que o jogo entre em um processo repetitivo, ou seja, só há uma única oportunidade de adivinhar uma palavra porque depois disso ela se renova em 24 horas — isso impede que as mesmas opções apareçam o tempo todo, e a brincadeira se torne desgastante. Logicamente, esse não é um jogo que prende por horas, mas é justamente esse fator que leva o usuário a jogá-lo sem cansar todos os dias.

5. Sentimento de pertencimento

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Quando muitas pessoas participam de uma mesma brincadeira, instintivamente se sentem compelidas a continuar participando, ou seja, o ser humano é projetado para ser um enorme "maria vai com as outras". E, assim que passa a jogar, logo se sente parte de um grupo, e esse sentimento de pertencimento é extremamente satisfatório, deixando os indivíduos mais calmos durante o dia.

6. Competitividade

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Compartilhar o sucesso no Termo não é apenas uma forma de interagir com amigos, mas sim um jeito de medir quais foram os resultados e compará-los entre colegas. Será que alguém é mais rápido no gatilho do que os demais? Essa resposta pode incentivar as pessoas a serem sempre melhores.

Portanto, se você gosta de uma pequena fatia de competitividade, esse jogo pode ser bastante divertido!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: