Samurais: como os guerreiros japoneses treinavam?

08/05/2022 às 12:002 min de leitura

No Japão feudal, uma categoria de guerreiro se tornou bastante popular e, ainda hoje, desperta curiosidade em muita gente: o samurai. Esses combatentes possuíam habilidades bastante variadas, fruto de anos de treinos nas mais variadas frentes para torná-lo um oponente perigoso no campo de batalha.

Porém, em quais quesitos um samurai precisava se encaixar e quais eram os treinamentos que ele recebia? Se essa curiosidade também o acompanha, prossiga sua leitura para descobrir mais sobre o universo destes guerreiros.

Como era o treinamento de um samurai?

O caminho para se tornar um samurai começava bem cedo. Já aos 3 anos de idade, a criança era enviada para o início do seu treino. Até os 7 anos, o garoto seria alfabetizado e passaria a entender conceitos como obediência, lealdade ao senhor e não ter medo da morte, além de dar os primeiros passos no uso de armas treinando com equipamentos de made

aFonte: Shutterstock

Já entre 8 e 11 anos, era o momento de aprender a cavalgar e atirar com arco e flecha no chão, bem como usar uma espada de metal leve chamada mamorigatana. A partir dos 12 anos o jovem já começa a participar de batalhas reais, ficando na retaguarda ou executando aqueles que eram considerados prisioneiros de guerra ou criminosos. Também era nessa idade que o garoto seria apresentado às lendárias katanas.

Ainda na série de treinos, o samurai também era visto muitas vezes se preparando em condições extremamente adversas, como ficar parado em pé na neve sem qualquer tipo de roupa ou embaixo de cachoeiras congeladas por longas horas. Muitos deles também eram vistos se privando de comida, água ou mesmo dormir para se tornarem fortes em momentos mais críticos.

Também é válido mencionar que praticamente todos eles possuíam conhecimento em caratê, judô e aikido, pois o combate desarmado ajudava a compreender melhor como funcionava a luta com armas. 

Por falar nisso, entre os séculos XV e XVII, era comum ver essa classe de guerreiros usando armas de fogo: conhecido como arcabuz, esse equipamento tinha 1,5 m de comprimento, além de ser difícil de recarregar e, de quebra, pesar 8 quilos.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: