3 tradições de casamento e a história por trás delas

11/05/2022 às 06:302 min de leitura

O casamento costuma ser um momento extremamente especial na vida de muitas pessoas. É a hora que o casal decide juntar as escovas e celebrar sua relação amorosa em frente de amigos e familiares. Porém, vale ressaltar que um casamento requer muita organização e cumprir alguns requisitos pré-estabelecidos que às vezes nem entendemos muito bem por que existem.

Afinal, qual a razão das noivas casarem de branco? Por que os homens precisam se ajoelhar na hora de fazer o pedido de casamento? Ou então, qual a lógica de usar o anel de casamento no quarto dedo da mão direita? Se você também não sabe a resposta para essas perguntas, nós vamos nos aprofundar nessas tradições durante os próximos parágrafos. Olha só!

1. Vestido branco

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Por mais que os vestidos brancos tenham se tornado quase que uma regra nos casamentos, isso nem sempre foi uma tendência. Porém, tudo parece ter mudado quando a rainha Victoria fez sua cerimônia usando uma peça de roupa dessa coloração em seu casamento o príncipe Albert em 10 de fevereiro de 1840. 

A noiva real  por um vestido de renda branca e cetim de seda desenhado por ela mesma. Na época, aristocratas do Reino Unido desaprovaram a escolha da cor pelo fato do branco representar historicamente o luto no país. A tendência daquela geração era que os vestidos reais fossem da cor vermelha.

Depois que o choque causado pelo vestido passou, lentamente os vestidos de noiva brancos foram se tornando moda. Logo, a coloração virou sinônimo de pureza, inocência e de um coração imaculado. Posteriormente, Victoria também deixou de ser a única mulher da realeza a ter utilizado um vestido branco na história. 

2. Pedido de casamento ajoelhado

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Se você está considerando pedir alguém em casamento, não esqueça de ficar de ajoelhado antes de mostrar o anel. Essa é uma tradição de noivado bem comum ao redor do mundo e considerada parte da etiqueta pré-casamento. Mas será que você faz ideia de qual o motivo disso ser uma necessidade?

Embora não existam muitas informações históricas sobre o porquê de ajoelhar-se ter se tornado uma tradição, a teoria mais aceita é que essa era uma tendência dos tempos medievais. Naquela época, cavaleiros precisavam se curvar diante das nobres e também era um protocolo para cerimônias e rituais — incluindo as românticas.

Além disso, ficar de joelhos também é uma demonstração de respeito pelo futuro cônjuge, colocando o propositor em uma postura de submissão. Normalmente, a "regra" diz que o interessado deve fazer a proposta com o joelho esquerdo no chão e usando a mão direita para revelar o anel. Mesmo assim, não é nem um crime inverter os papéis.

3. Posição do anel

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Após o tão aguardado "aceito" no altar, os casais devem trocar alianças e colocá-las no quarto dedo da mão esquerda um do outro, e esse pode ser um verdadeiro mistério para muitas pessoas. E qual o motivo do dedo anelar ser o escolhido? Na cultura ocidental, esse é o dedo visto como sinalizador de amor e de relacionamento — seja na mão esquerda ou direita.

Os primeiros anéis de compromisso datam para o Egito Antigo, visto que arqueólogos encontraram evidências de que as noivas já usavam esse tipo de artefato representados em hieróglifos. Nos tempos antigos, pensava-se que havia uma veia no dedo da mão esquerda que corria direto para o coração.

Como o coração sempre foi considerado o centro de nossas emoções, logo essa era uma forma romântica de compartilhar essa conexão com nossos amados. Posteriormente, a ciência descobriu que essa veia nunca existiu de verdade, mas a tradição continuou existindo do mesmo jeito. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: