Cristo Protetor: maior estátua de Cristo do mundo é finalizada

18/05/2022 às 08:002 min de leitura

A estátua do Cristo Protetor, que começou a ser construída em 2019 na cidade de Encantado, no Rio Grande do Sul, teve as obras concluídas no final de abril. Considerado o maior monumento do tipo no mundo, ele já começou a receber visitantes, mas ainda não foi inaugurado oficialmente, o que acontecerá após o fim das obras do complexo no qual está localizado.

Erguida com recursos viabilizados pela comunidade e por empresários, que formaram a Associação Amigos de Cristo de Encantado (AACE), a estátua do interior gaúcho mede 37,5 metros de altura, considerando apenas a base, ou 43,5 metros contando com o pedestal. Já a envergadura dos braços é de 39 metros.

Tais medidas fizeram que o Cristo de Encantado superasse as medidas do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. O famoso monumento da capital fluminense, inaugurado em 1931, tem 38 metros de altura no total, sendo 30 metros somente da estátua.

(Fonte: AACE/Divulgação)(Fonte: AACE/Divulgação)

Projetada pelos escultores Genésio Moura e Markus Moura, a maior estátua de Cristo do Brasil tem um peso total de 1,7 mil toneladas e fica a cerca de 378 metros de altura em relação ao município, além de estar a 436 metros de altitude em relação ao nível do mar.

Atrações do complexo

A construção gigante, que demorou três anos para ser finalizada, é parte de um complexo turístico na região do Vale do Taquari, que inclui lojas, restaurantes e mirantes. A previsão é de que as demais obras sejam concluídas até o 1° semestre de 2023, quando todas as atrações deverão estar em funcionamento.

Um dos destaques da estátua é o coração envolto em vidro, que poderá ser acessado pelos visitantes utilizando o elevador, quando a entrada no interior da obra estiver liberada. Ela segue o mesmo estilo Art Déco do Cristo Redentor, mas apresenta traços faciais e cabelos diferentes.

(Fonte: AACE/Divulgação)(Fonte: AACE/Divulgação)

No momento, as visitas à base do monumento do Cristo Protetor podem ser feitas aos sábados e domingos. O horário de funcionamento vai das 9h às 17h, em ambos os dias, e é solicitada aos turistas uma taxa de contribuição de R$ 20 para o acesso (crianças de até 12 anos não pagam), que é realizado em grupos reduzidos.

Maiores estátuas de Cristo

Com o término das obras na parte externa do monumento de Encantado, a estátua do Cristo Protetor agora assume o posto de “maior monumento de Cristo do mundo”, de acordo com a AACE. Para tanto, a associação não leva em conta os pedestais das obras.

A liderança era ocupada pelo Cristo Rei da Polônia, cuja estátua tem 36 metros de altura, passando a ficar na segunda posição. A lista segue com o Cristo de La Concordia, na Bolívia, que tem 34,20 metros de altura, e o Cristo Redentor do Rio de Janeiro, com 30 metros.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: