Maior jogo de tabuleiro do mundo é criado em jardim de Milão

27/04/2023 às 12:002 min de leitura

Quem gosta de jogos de tabuleiro certamente já pensou em jogar em um de tamanho real. Até quem nunca pensou na possibilidade pode se interessar pela ideia. Isso agora é possível graças à invenção do "maior jogo de tabuleiro do mundo", conforme afirmam seus criadores. 

O Jardim Botânico de Milão foi transformado em um gigantesco jogo de tabuleiro pelo estúdio italiano Carlo Ratti Associati (CRA), que contou com a colaboração do arquiteto Italo Rota. 

Batizado de "Walk The Talk" (algo como "fazer como se fala" em tradução livre), o jogo é uma aventura que desafia os jogadores a caminharem pelo jardim sobre azulejos produzidos e organizados como um enorme tabuleiro, com o intuito de fazer as pessoas pensarem no futuro da mobilidade urbana sustentável. 

Criatividade em larga escala

Tabuleiro vivo em Milão tem como tema a mobilidade urbana sustentável. (Fonte: Carlo Ratti Associati/Divulgação)Tabuleiro vivo em Milão tem como tema a mobilidade urbana sustentável. (Fonte: Carlo Ratti Associati/Divulgação)

Como em qualquer tabuleiro, o caminho possui diversas "casas" (nome dado aos quadrados que subdividem um tabuleiro e por onde as peças transitam) e cada uma delas pode representar um obstáculo ou uma solução para o tema do jogo.

O caminho possui mais de 400 ladrilhos de madeira para o público percorrer e 32 tipos diferentes de ícones sobre mobilidade. Tudo isso espalhado numa área de 3.500 metros quadrados.

Iluminação do tabuleiro geram bonito efeito à noite. (Fonte: Carlo Ratti Associati/Divulgação)Iluminação do tabuleiro geram bonito efeito à noite. (Fonte: Carlo Ratti Associati/Divulgação)

Os ladrilhos são revestidos com filmes luminescentes que armazenam energia solar durante o dia e depois brilham à noite, o que dá um belo efeito ao tabuleiro vivo. Algumas das peças emitem efeitos sonoros a depender da escolha dos jogadores, trazendo mais imersão e diversão à atividade.

A experiência foi desenvolvida para a companhia de energia ENI como parte de uma exposição da Semana de Design de Milão, que contou também com a colaboração do coletivo de designers de jogos Blob Factory Gaming Studio e o designer gráfico Studio FM Milano.

Design e mobilidade sustentável

O jogo pode ser uma boa opção para tratar de temas importantes para a sociedade. (Fonte: Carlo Ratti Associati/Divulgação)O jogo pode ser uma boa opção para tratar de temas importantes para a sociedade. (Fonte: Carlo Ratti Associati/Divulgação)

A ideia do "Walk The Talk" é fazer com que os visitantes reflitam sobre as escolhas cotidianas que podemos fazer para promover a mobilidade sustentável, como o uso de transporte compartilhado e até de carros elétricos

Por isso, os jogadores são estimulados a encontrar soluções sustentáveis para desafios comuns das grandes cidades, tais como a superlotação de bairros, a ineficiência do transporte público e a falta de área de circulação para os pedestres.

A iniciativa é uma maneira criativa, lúdica e inovadora de envolver o público numa questão importante e, ao mesmo tempo, permiti-lo explorar a cidade de Milão de uma forma divertida.  

Com isso, o "Walk The Talk" é um exemplo de como o design pode ser uma ferramenta para promover mudanças sociais e comportamentais positivas, proporcionando a conscientização e a reflexão sobre temas importantes para o futuro das cidades.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: