publicidade

Saiba qual é o plano da NASA caso um asteroide venha em direção à Terra

18/11/2016 às 12:411 min de leitura

Já sabemos que não é raro ver asteroides passando bem perto do nosso planeta. Parece uma situação assustadora, mas a NASA garante que as chances de uma colisão são pequenas. No entanto, isso não quer dizer que a agência americana vai relaxar e correr o risco de uma catástrofe.

Um exercício feito pela NASA, em conjunto com a Agência de Gerenciamento de Emergências do governo federal americano, simulou o que poderia ser feito caso um asteroide atingisse o planeta e tivéssemos apenas alguns anos para nos preparar.

Pode parecer muito tempo, mas o prazo foi escolhido exatamente porque ele não seria suficiente para destruir o asteroide antes do impacto.

O teste consistia em um corpo celeste, com algo entre 100m e 250m de tamanho, atingindo a Terra em 2020. Pode parecer muito tempo, mas o prazo foi escolhido exatamente porque ele não seria suficiente para destruir o asteroide antes do impacto.

Neste cenário fictício, o asteroide teria sido descoberto este ano e as chances dele atingir nosso planeta eram de apenas 2%. Os cientistas continuaram observando a passagem do astro, até que, em maio de 2017, esse número sobe para 100%. Agora, o corpo certamente atingirá a Terra, provavelmente em uma região do Oceano Pacífico, bem próximo ao estado americano da Califórnia.

A NASA quer mostrar que está preparada

O resultado disso foi uma série de dados com tudo o que podemos fazer em uma ocasião parecida. Um dos principais pontos é a necessidade de ter sempre um plano pronto para evacuações de grandes cidades. No caso desse teste, toda a região de Los Angeles precisaria ser deixada para trás.

Outra questão discutida foi a melhor forma de impedir informações falsas de se espalharem e garantir uma comunicação rápida e direta com a população. Com tudo isso, a NASA quer mostrar que está preparada para um evento desses.

É tanto que ela tem um Escritório de Coordenação de Defesa Planetária, dedicado exatamente à proteção da Terra. Pode parecer maluquice, mas pelo menos estaremos prontos quando isso possivelmente acontecer.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Ciência

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: