De novo: outro asteroide passou “raspando” pela Terra em janeiro

25/01/2017 às 07:112 min de leitura

Há alguns dias, nós aqui do Mega Curioso postamos uma matéria sobre um asteroide que passou pertinho do nosso planeta, a uma distância equivalente à metade do caminho que existe entre a Terra e a Lua. Você pode conferir a notícia completa através deste link, mas, na ocasião, o que mais chamou a atenção foi o fato de a aproximação da rocha espacial — do tamanho de um prédio de 10 andares — ter  sido detectada praticamente na véspera de sua passagem.

Pois agora, apenas três semanas após a aproximação do asteroide, eis que ficamos sabendo que outro desses objetos passou aqui pertinho de nós, a 261 mil quilômetros de distância, isto é, a uma distância equivalente a mais ou menos dois terços da distância que existe entre o nosso planeta e a Lua. Segundo Dave Mosher, do portal Business Insider, a rocha espacial foi batizada de 2017 BX, e a passagem aconteceu — sem maiores incidentes — ontem.

Visitas passageiras

De acordo com Mosher, o asteroide de ontem era pequenininho, bem menor do que o que passou por nós no início do mês, e suas dimensões foram estimadas entre 4 e 14 metros, ou seja, algo entre o tamanho de um carro e um ônibus. Além disso, ele estava viajando com aproximadamente a metade da velocidade da outra rocha espacial, batendo os 26,7 mil quilômetros por hora, aproximadamente. Confira a órbita do asteroide a seguir:

Assim como aconteceu com o objeto que passou pela Terra há três semanas, o 2017 BX foi detectado com poucos dias de antecedência de sua aproximação — a descoberta aconteceu na sexta-feira —, portanto, é uma sorte que ele fosse pequenino mesmo e tenha passado por aqui devagarinho. Com suas dimensões e características, se o asteroide estivesse em rota de colisão conosco, ele teria se desintegrado na atmosfera.

Por outro lado, vale destacar que esta é a segunda vez só em janeiro que um objeto espacial do qual ninguém tinha conhecimento se aproxima perigosamente do nosso planeta. Ainda bem que, nos dois casos, nenhuma das duas rochas se encontrava em rota de colisão conosco ou oferecia grandes riscos à Terra, porque, do contrário, com tão pouco tempo hábil para se fazer alguma coisa, imagine como seria caso se tratasse de um mega asteroide!

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: