Fenômeno astronômico raro acontece em pleno domingo de Carnaval

24/02/2017 às 05:381 min de leitura

Na manhã do próximo domingo (26), bem no meio do Carnaval, acontece o primeiro eclipse solar de 2017. Ele será anular, ou seja, quando o disco da Lua não chega a encobrir todo o Sol durante sua passagem entre o astro e a Terra, e poderá ser visto no hemisfério Sul durante pouco mais de 1 hora.

No Brasil, a visualização será parcial, e moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste têm mais chances de conseguir presenciar o evento. No entanto, o dito anel de fogo só será observado por completo por quem estiver no sul da Argentina e do Chile, bem como na região centro-sul da África e em partes específicas do Atlântico.

Eclipse solar anular de 2012, observado no Texas, EUA

A pesquisadora Josina Nascimento, da Coordenação de Astronomia e Astrofísica do Observatório Nacional, em entrevista à EXAME.com, explica que um eclipse solar só acontece quando a Lua está alinhada com o Sol e a Terra, em fase de Lua Nova, e que os eclipses da Lua e do Sol ocorrem sempre em datas próximas, em virtude de suas órbitas.

Na simulação abaixo, divulgada pela NASA, você confere as regiões de onde será possível observar o eclipse:

Como observar?

Vale lembrar que é preciso muita cautela ao observar o Sol, pois a radiação pode causar danos temporários ou permanentes à retina, mesmo com óculos de sol ou filmes de raio X. O mais indicado é utilizar um telescópio com proteção contra raios ultravioleta, buscar eventos organizados em observatórios espaciais ou apelar para a transmissão online.

Mais eclipse!

O segundo e último eclipse solar do ano será em 21 de agosto. Com duração prevista de 2 minutos e 40 segundos, segundo a NASA, ele será parcial no hemisfério Sul; porém, em regiões do hemisfério Norte, especialmente nos Estados Unidos, ele será total, o que significa que a escuridão completa se fará presente. Legal, né? Por lá, o pessoal está tão ansioso por esse fenômeno que existe até contagem regressiva!

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: