Rússia está prestes a colocar a “estrela mais brilhante” no céu

28/06/2017 às 12:541 min de leitura

Daqui a 2 semanas, a Rússia deve finalmente lançar ao espaço o satélite Mayak. Em terra, ele não passa de pequeno cubo com o tamanho de um pão, mas a 600 km de altura irá se abrir e liberar grandes painéis e assumir a forma de uma imensa pirâmide. Os refletores solares serão tão potentes que o Mayak deverá se tornar a “estrela” mais brilhante do céu noturno!

O lançamento está programado para o dia 14 de julho, junto com o foguete Soyuz 2.1v, a ser efetuado no Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão. Recentemente, o local foi palco da primeira fatalidade envolvendo seres humanos e lixo espacial, quando um fogo decorrente da queda de detritos matou um dos responsáveis por recuperá-los.

Representação artística do futuro satélite em órbita

O satélite possui refletores de 16 m² e mais finos do que um fio de cabelo. A ideia é testar como frear satélites em órbita, além de demonstrar a tecnologia russa. Se os cálculos estiverem certos, o satélite deverá produzir uma luminosidade inferior apenas à do Sol, da Lua e de Vênus! Apesar de que ainda é possível que ela seja superior ao do planeta vizinho à Terra.

Alguns astrônomos, entretanto, não estão muito felizes com a novidade. A “nova estrela” poderá atrapalhar os estudos do espaço sideral, mas os russos garantem que isso não faz sentido, já que outras naves e satélites em órbita também emitem luminosidade e não geraram reclamações. O jeito é esperar para ver – e torcer para o Mayak ser visível do Brasil.

***

O Mega Curioso está em diversas redes sociais, sabia? Você pode nos seguir no Facebook, no Instagram e também no Twitter. E você ainda pode conferir todas as novidades em primeira mão através  do nosso aplicativo! Vem com a gente!

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: