Saiba como a Lua era vista por aqueles que viviam há 200 anos

12/04/2013 às 06:041 min de leitura

Sua avó entende de tecnologia ou atende o controle remoto quando toca o telefone? Se ainda hoje percebemos a dificuldade de pessoas do nosso convívio com a modernidade de tudo, imagina como eram as coisas há séculos!

Já houve um tempo em que o homem achava que a Terra era chata, que logo depois do fim do oceano vinha uma queda livre assustadora a nos levar a alguma espécie de limbo. E a Lua, que hoje sabemos se tratar de um satélite natural lindão, sem luz própria, cheio de fases e crateras, já foi vista de uma maneira completamente diferente no passado, sabia?

Denúncia! Há vida na Lua!

Fonte da imagem: Reprodução/SmithsonianLibraries

O site Boing Boing publicou uma matéria a respeito de como a Lua era vista em 1836. As pessoas, àquela época, acreditavam que havia vida por lá. Mas não estamos falando de uma vida semelhante à que há na Terra, mas uma um pouco mais mítica, repleta de pessoas cabeludas e com asas, unicórnios e senhoras nuas que pareciam insetos.

O cenário descrito acima mais parece roteiro de algum filme de fantasia, mas, acredite, esse era o pensamento das pessoas que habitavam a Terra há quase 200 anos e, historicamente falando, isso nem é tanto tempo assim, certo?

Um táxi para a estação lunar

Fonte da imagem: Reprodução/SmithsonianLibraries

O Instituto de Imagem e Coleções Smithsonian, em Washington, nos EUA, comenta uma série de desenhos dessa época cujas intenções eram anunciar a descoberta de vida na Lua. A notícia foi publicada no jornal New York Sun, que já existia na época, divulgando que o astrônomo britânico Sir John Herschel havia descoberto vida na Lua.

A suposta vida lunar incluía os já citados homens com asas, que, pelas ilustrações, parecem com as de morcego – viria daí a ideia de criar o Batman? –, e formas extravagantes, dantescas. A ideia, naquela época, era criar uma expedição para a Lua, usando um navio (!) que seria suspenso por balões de hidrogênio. Simples assim.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: