Não perca! Hoje acontece uma das chuvas de meteoros mais incríveis do ano

13/12/2013 às 12:522 min de leitura

Se você ficou de olho no nosso calendário com as próximas chuvas de meteoro que poderão ser vistas no Brasil, já sabe que hoje à noite o céu promete estar mais incrível do que nunca. Isso porque será possível ver as Geminídeas, fenômeno que acontece anualmente e sempre conta com uma grande quantidade de bolas de fogo que cruzam o céu.

De acordo com o site Time and Date, as Geminídeas ocorrem entre os dias 4 e 17 de dezembro, o que significa que o fenômeno já começou. No entanto, seu pico está marcado para acontecer esta noite, quando será possível visualizar um maior número de meteoros por hora.

Se quiser conferir os melhores momentos do fenômeno, mantenha os olhos no céu a partir do pôr do sol de hoje até o amanhecer de amanhã, dia 14. De acordo com o History, desde a meia-noite de sexta os espectadores podem conferir até 120 meteoros por hora durante o pico de intensidade da chuva.

Olhos voltados para o céu

Como acontece com outros fenômenos desse tipo, não é preciso ter nenhum tipo de equipamento, sendo possível acompanhar os meteoros a olho nu. Porém, sua experiência será sempre melhor em lugares afastados e escuros, ou seja, distantes da iluminação das cidades, que acaba atrapalhando a observação do céu.

Fonte da imagem: Reprodução/Galeria do Meteorito

Porém, neste ano o próprio céu deve incomodar um pouco aqueles que desejam ver os meteoros. Isso porque a Lua cheia chega no dia 17 de dezembro, o que significa que ela já está marcando presença e espalhando bastante luminosidade. Além disso, a constelação de Gêmeos – onde está localizado o radial, que é o ponto de origem do fenômeno – fica perto o suficiente do satélite para que os meteoros mais discretos não sejam vistos com facilidade.

Mas isso não deve tirar a beleza do espetáculo, que costuma ser um dos mais esperados do ano justamente por render ótimas experiências, atraindo a atenção e premiando seus observadores com belas imagens.

Uma chuva especial

A NBC ainda lembra uma característica importante das Geminídeas. Enquanto outros fenômenos semelhantes são originados de um cometa, essa chuva de meteoros vem da atividade de um asteroide chamado 3200 Phaeton, cuja órbita cruza a Terra. O que vemos passando pelo céu são os vestígios desse asteroide, que acabam se tornando incandescentes quando entram na atmosfera terrestre.

Para entrar no clima, confira o espetáculo que a chuva anual de meteoros deu em 2012:

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: