Mancha branca desconhecida é registrada na superfície do planeta-anão Ceres

28/01/2015 às 07:352 min de leitura

Ninguém sabe o que é ou como ela foi parar ali, mas uma estranha mancha branca encontrada na superfície do planeta-anão Ceres tem tirado o sono de muitos cientistas e pesquisadores. As imagens foram registradas no dia 13 de janeiro deste ano pela sonda Dawn, enviada para o espaço pela NASA, e chegaram à Terra uma semana depois.

Quando viram a fotografia enviada, os cientistas da Dawn não souberam dizer o que o ponto branco significa. "Nós podemos afirmar que é algo acontecendo em Ceres, que reflete mais luz do sol, mas o que é realmente ainda continua sendo um mistério", disse o diretor da missão e engenheiro-chefe Marc Rayman à Space.com por email.

Imagens do planeta-anão

Através de uma série de fotografias sobre Ceres enviadas à Terra, é possível visualizar algo bem parecido com crateras na superfície do planeta. Porém, só com essas imagens, é impossível dizer com precisão do que se trata, inclusive com relação às manchas brancas apresentadas em todas as figuras, uma coisa realmente intrigante.

"Nós realmente não sabemos o que a mancha branca significa. Na verdade, isso faz com que a gente queira enviar uma nave espacial para descobrir o que é, e é exatamente o que vamos fazer. Assim como Dawn trouxe Ceres para o foco, nós queremos ser capazes de ver os detalhes do que isso realmente é", disse Rayman.

A sonda de US$ 466 milhões está programada para registrar Ceres no dia 6 de março. Ela deixou a Terra em 2007 e, em 2011, fez uma parada de um ano em de Vesta, o segundo maior objeto no cinturão de asteroides. Ele compartilha muitas características com outros planetas do nosso sistema solar, mas é Ceres que intriga no momento.

O planeta-anão

Ceres é um objeto único no nosso sistema solar. Ele é o maior integrante no cinturão de asteroides e também é conhecido como um. É classificado como um planeta-anão, tendo 590 quilômetros de diâmetro (o tamanho do Texas) e sendo o menor corpo celeste conhecido no sistema solar.

Os cientistas relatam que 25% da massa de Ceres é composta de água, o que significa que o planeta contém mais água doce do que a Terra. Eles também observaram vapor na superfície do lugar, o que pode ser resultado da erupção de gêiseres de gelo, como em um vulcão. E então chega a mancha branca para instigar ainda mais a curiosidade sobre Ceres.

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: