Segundo a NASA, vitamina B3 que existe na Terra pode ter vindo do espaço

08/08/2015 às 06:151 min de leitura

A vitamina B3 é um dos elementos mais essenciais para a vida na Terra, pois tem um papel importante no metabolismo energético das células. No entanto, uma pesquisa financiada pela NASA sugere que grande parte da vitamina B3 do nosso planeta pode ter vindo de fora dele.

Também conhecido como niacina ou ácido nicotínico, esse composto orgânico pode ser encontrado em meteoritos ricos em carbono, em concentrações que variam de 30 a 600 partes por bilhão. Cientistas foram capazes de replicar a formação da vitamina, em um laboratório preparado para simular as condições espaciais, através da mistura de piridina (composto orgânico básico) e gelo seco (dióxido de carbono resfriado a -78º C).

Um novo experimento adicionou gelo comum à mistura, uma vez que ele é abundante em cometas e grãos de poeira congelada que viajam através do cosmo. Da mesma forma, a niacina se formou quando as substâncias todas foram misturadas, o que pode ser um forte indício de que meteoritos que tenham caído na superfície de nosso planeta há bilhões de anos tenham ajudado no desenvolvimento da vida na Terra.

O cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, fotografado pela sonda Rosetta - Imagem: NASA

A verdade está lá fora

A sonda Rosetta, que atualmente orbita o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, pode reforçar a hipótese levantada pelo estudo caso o módulo Philae, atualmente estacionado na superfície do corpo celeste, encontre por lá indícios da vitamina B3 e de outros compostos orgânicos complexos que existem na Terra.

Isso reforçaria a hipótese de que elementos que ajudaram a originar a vida em nosso planeta vieram do espaço e, por conta disso, poderiam ter caído também em outros lugares. E se houvessem as condições favoráveis certas, a possibilidade de haver vida em outros planetas seria reforçada.

Em termos de seres vivos, o que você acha que poderia realmente existir fora da Terra? Comente no Fórum do Mega Curioso

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: