Por que os planetas do Sistema Solar têm cores diferentes?

07/05/2019 às 04:003 min de leitura

A Terra é azul, assim como Netuno e Júpiter, e Marte também é conhecido pelo apelido carinhoso de Planeta Vermelho. Aliás, dos oito planetas que compõem o Sistema Solar, apenas Urano e Netuno não podem ser vistos sem a ajuda de equipamentos ópticos, e somente Marte, com seu brilho ligeiramente “alaranjado”, parece diferente de uma estrela comum no céu noturno.

Como você viu, os diferentes planetas que fazem parte da nossa vizinhança também são conhecidos por suas características colorações. De acordo com Joanna Stass, do portal How It Works, o tom de cada mundo depende de sua composição e da forma como sua atmosfera absorve e reflete a luz solar, e você poderá descobrir um pouco mais a respeito dessas feições a seguir:

Mercúrio

NASA

Apesar de ser o planeta mais próximo ao Sol e de muitas vezes ser retratado como sendo vermelho, Mercúrio tem uma aparência que lembra bastante à da Lua. Ele é marcado por milhares de crateras e apresenta uma coloração marrom acinzentada devido à composição de sua superfície rochosa — que sofre devido à sua fina atmosfera e o constante impacto de partículas e ventos solares.

Vênus

NASA

Vênus não é o planeta mais próximo ao Sol, mas, sem dúvida, é o mais quente do Sistema Solar, apresentando temperaturas de 470 °C. Sua superfície — seca e estéril — foi moldada pela intensa atividade vulcânica que existe por lá, e é formada por rochas acinzentadas. No entanto, do espaço, por conta das nuvens compostas por ácido sulfúrico que vagam em sua densa atmosfera, ele parece ser amarelado.

Marte

NASA

Também conhecido pelo nome de Planeta Vermelho, Marte apresenta essa característica coloração devido aos elevados níveis de óxido de ferro que podem ser encontrados em sua superfície.

Júpiter

NASA

Júpiter é um gigante gasoso e é o maior planeta do Sistema Solar. Assim como o Sol, ele é composto principalmente por hélio e hidrogênio, e as bandas espessas coloridas — em tons de marrom, amarelo, vermelho e branco — que o circundam são compostas por cristais de gelo e outros elementos.

Saturno

NASA

Famoso por conta de seus incríveis anéis, Saturno é o segundo maior planeta do Sistema Solar e, assim como Júpiter, também é um gigante gasoso. Ele é composto principalmente por hélio e hidrogênio, mas ainda apresenta concentrações de amônia, hidrocarbonetos, vapor de água e fosfina em sua atmosfera — e esses elementos todos são responsáveis por sua coloração marrom amarelada.

Já os extraordinários anéis que se encontram ao redor de Saturno são formados por bilhões de partículas com tamanhos que variam de pequenos grãos de areia até fragmentos de rocha do tamanho de montanhas. Eles são compostos por uma grande quantidade de gelo que consiste principalmente de água e uma menor concentração de dióxido de carbono e metano — e a variação nas cores dos anéis depende da densidade e composição de cada banda.

Urano

NASA

Urano é o planeta mais gelado do Sistema Solar, com temperaturas mínimas que chegam a – 224 °C. Ele é classificado como um gigante gasoso e conta com uma camada de nuvens geladas que pairam sobre sua superfície, e é o metano presente em sua atmosfera que dá a ele seu característico tom azul turquesa.

Netuno

NASA

Conhecido por contar com os ventos mais fortes e rápidos do Sistema Solar — com o recorde registrado a 2,4 mil quilômetros por hora! —, Netuno é o menor dos quatro planetas gasosos que orbitam ao redor do Sol. Suas características físicas são bem semelhantes às de seu vizinho Urano, o que explica, em parte, o fato de ele também ser azul.

Terra

NASA

A Terra, como você sabe, é o único planeta habitável do Sistema Solar — graças à composição única de sua atmosfera e à presença de água em sua forma líquida na superfície. E você já deve ter visto diversas imagens do nosso planeta clicadas do espaço, não é mesmo?

Do alto, é possível ver seus vastos oceanos, assim como massas verdes e marrons e uma espessa cobertura branca composta por nuvens. Mas, bem de longe, nosso mundo parece um pontinho azul. Veja na imagem a seguir, registrada nas proximidades de Saturno:

Viu aquele pontinho azul pálido ali do lado? Esse é o nosso planeta!

*Publicado em 01/06/2016

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: