Confusão no Universo: o sistema solar roubou um planeta?

03/06/2016 às 08:331 min de leitura

Se você acompanha as últimas notícias sobre planetas e descobertas, deve estar cansado de saber sobre o famoso Planeta 9. Pois bem, uma nova teoria sugere que ele não é apenas um novo membro do sistema solar, mas sim um “exoplaneta” – ou seria um planeta “alienígena”?

Através de simulações feitas em um computador desenvolvido por astrônomos da Universidade de Lund, na Suécia, os pesquisadores encontraram evidências de que o Planeta 9 teria sido sequestrado pelo Sol, que o puxou de uma estrela hospedeira.

O Sol teria roubado o Planeta 9?

"O Planeta 9 pode muito bem ter sido ‘empurrado’ por outros planetas e, quando ele terminou em uma órbita que era muito grande em torno de sua própria estrela, o Sol pode ter tido a oportunidade de roubar e capturar o Planeta 9 de lá", explica o pesquisador Alexander Mustill.

A descoberta do nono planeta aconteceu no início deste ano, quando os pesquisadores notaram algumas anomalias no campo de objetos gelados e detritos para lá de Netuno, área conhecida como Cinturão de Kuiper.

Ainda não existem provas concretas sobre a real existência do Planeta 9, mas os astrônomos continuam pesquisando as hipóteses que envolvem a possível descoberta.