A cerveja pode reduzir os agentes cancerígenos presentes na carne grelhada

27/03/2014 às 10:262 min de leitura

(Relaxnews) – Os pesquisadores estão há tempos à procura de ingredientes capazes de reduzir a presença de agentes cancerígenos produzidos durante o processo de grelhagem. Muitos estudos citaram uma mistura de legumes e ervas como possível opção para a redução de formação de agentes cancerígenos, mas este último revela uma solução diferente: a cerveja.

Isabel Ferreira, da Universidade do Porto, e seus colegas descobriram uma possível ligação entre carnes grelhadas e o câncer colorretal, visto que hidrocarbonetos aromáticos policíclicos se formam quando temperaturas elevadas são usadas para grelhar carnes. Esses hidrocarbonetos também são encontrados nos escapamentos dos carros e na fumaça dos cigarros. Embora a ligação entre essas substâncias e o câncer exista em animais de laboratórios, ainda não se sabe se a conexão existe nos humanos.

Fonte da imagem: Reprodução/Discover Magazine

Cerveja, vinho e marinadas de chás mostraram serem eficientes na redução dos níveis de potenciais agentes cancerígenos presentes na carne grelhada, mas pouco se sabe sobre como os diferentes tipos de cerveja podem afetar os resultados.

Para o estudo, os pesquisadores grelharam cortes de carne suína em uma grelha com carvão por um período de quatro horas, usando marinadas feitas com cerveja Pilsner, cerveja sem álcool Pilsner e cerveja escura. Todas as carnes foram grelhadas até ficarem “bem passadas”. Os resultados mostraram que a cerveja escura foi a mais eficiente, reduzindo os níveis de oito agentes significativos em mais de 50% em comparação com os cortes não marinados.

“Logo, o consumo de carne marinada com cerveja escura pode ser uma boa solução de atenuação”, afirmaram os pesquisadores.

Os cientistas estão há tempos à procura de alimentos que possam reduzir os níveis de hidrocarbonetos presentes na carne grelhada. Uma pesquisa de 2010 revelou que o ácido proveniente do alecrim é muito eficaz. Outro estudo se concentrou nos efeitos das marinadas mistas, tais como as feitas com alho, cebola e alecrim, enquanto um terceiro descobriu que comer brócolis com carnes grelhadas ajudava a limpar o organismo dos agentes cancerígenos.

O estudo sobre as marinadas de cerveja foi publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry, da ACS.

Via EmResumo

Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: