Quer se tornar um conhecedor de cervejas? Veja estas 7 dicas

30/01/2015 às 08:552 min de leitura

Ao lado de outras delícias, a cerveja é a paixão dos brasileiros. Nosso consumo está entre os 20 maiores do mundo, mas isso não significa que ele esteja sendo feito com qualidade. Aliás, o hábito de tomar “umas e outras” vem mudando por aqui com a introdução de "cervejarias gourmet".

E você? Como anda o seu conhecimento sobre a cerveja? Veja as nossas dicas abaixo. Elas podem te ajudar na nobre arte de tomar uma gelada.

1. Cerveja deve ser servida trincando

Más notícias para os amantes daquela cerveja trincando de gelada. Mesmo que ela possa refrescar, saiba que, para curtir todos os ingredientes e sabores da bebida, ela precisa estar a 6° C — essa seria a média, com pequenas diferenças entre marcas.

E aquela camada de gelo em volta da garrafa ou lata? Se você acha que isso é incrível, está completamente enganado. A razão disso é que as papilas gustativas morrem quando a bebida está muito gelada e significa que você não está realmente apreciando o sabor de uma cerveja se ela estiver trincando.

2. Cervejas pretas são pesadas e doces

Se você foge das cervejas mais escuras porque elas são pesadas e doces, você está enganado. Esse senso comum surgiu por causa de marcas mais populares que tinham essas características na sua fórmula, como a irlandesa Guinness.

As cervejas pretas são escuras simplesmente pelo nível de torração do malte usado em sua produção.

3. Beber a cerveja no bico é a melhor maneira

A conta aqui é simples: os seus sentidos olfativos são os primeiros a ajudar a entender qual o sabor de algo; se ele está por fora, alguma coisa será perdida. A maioria dos buracos de garrafas são muito pequenos para deixar espaço para seu nariz sentir as fragrâncias da cerveja.

4. Todas as garrafas são iguais

Mesmo que as garrafas de vidro mais claras e verdes sejam bonitinhas, elas não protegem muito a sua cerveja da luz. Uma bebida boa deve ficar em um espaço com pouca iluminação, então prefira as garrafas mais escuras.

5. Cerveja de lata é cerveja barata

Na verdade, as latas são uma ótima maneira de proteger a sua bebida — mesmo que antigamente elas deixassem um gosto de alumínio. Hoje, as fabricantes utilizam um forro feito com água, então a cerveja não "encosta" no metal. Elas também são boas por sua habilidade de gelar rapidamente.

6. Cervejas são mais simples do que vinhos

Basicamente, as cervejas precisam de quatro ingredientes: malte, lúpulo, fermento e água. Simples, não? Contudo, a maneira como estes ingredientes são manipulados faz toda a diferença. O resultado pode ir do mais amargo até o mais doce. Além disso, as cervejarias estão adicionando outros sabores para trazer cheiros e gostos diferentes. Por exemplo, temos fabricantes — até brasileiras — que colocam ingredientes como mel, abóbora, rapadura, capim-doce e café na fórmula.

7. Você ficará com barriga de chopp

Tudo o que é calórico e que você consome em excesso dá um resultado negativo. Mas o que a maioria das pessoas não percebe é que a cerveja é uma das bebidas com menos calorias dentro dos bares. Essa ideia nasceu do sentido de que elas são mais pesadas — e beber muitas latas pode até te dar aquela sensação "empapuçada".

Existem muitas taças de vinhos “carregadas” no álcool e vários drinks e coquetéis que possuem mais que o dobro de calorias que algumas cervejas. Uma simples Margarita é um deles. Então, só não exagere no consumo e aproveite as inúmeras opções que temos no Brasil.

Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: