Mestres da bebida: qual a diferença entre uísque escocês e bourbon?

21/05/2015 às 09:412 min de leitura

Embora os estoques de uísque estejam sumindo da face da Terra, o assunto ainda rende boas discussões nas mesas de bares. Afinal, qual é a diferença entre um bourbon e um escocês? Qual deles é melhor? Segundo o site Mental Floss, o que torna um destilado um bourbon é a lei

A bebida alcoólica precisa atingir uma série de parâmetros técnicos e seguir critérios muito rígidos para conquistar essa alcunha. A organização Federal Standards of Identity for Bourbon, nos EUA, determina que o líquido deve ter pelo menos 51% de milho – o restante da mistura pode ser composto de cevada maltada, centeio ou trigo.  

Além disso, o uísque deve ser destilado a não mais que 80% de álcool por volume e armazenado em barris novos de carvalho, sem nenhum tipo de aditivo. Em geral, quase todos os bourbons comercializados são produzidos com dois terços de milho, tendo sido envelhecidos por ao menos quatro anos.

Apreciadores de uísque

A principal diferença entre o uísque escocês e o bourbon é a geografia, embora eles também possuam alguns ingredientes distintos. Como o próprio nome sugere, o escocês é um destilado feito na Escócia, enquanto o bourbon é produzido nos Estados Unidos, mais precisamente em Kentucky. Todavia, enquanto primeiro é feito principalmente de cevada maltada, o segundo tem como matéria prima o milho.

Por sua vez, a diferença entre um uísque Tennessee – como o Jack Daniel’s, por exemplo – e um bourboun é que depois de destilado, o primeiro é filtrado em carvão bordo de açúcar (sugar maple). Esse processo, conhecido como de Lincoln County, é o que distingue a bebida de um bourbon comum, tal como o Jim Beam.

Um fato curioso é que o nome bourbon vem de uma área conhecida como Old Bourbon, localizada próxima aos arredores do Condado de Bourbon, em Kentucky, EUA.

Além desses tipos de uísque ainda existe o rye whisky. Ele pode fazer referência a uma bebida alcoólica americana feita a partir de 51% de centeio destilado ou a uma produzida no Canadá – que pode incluir ou não algum centeio em sua fabricação.

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: