Quanto açúcar você consome quando toma uma bebida alcoólica?

24/06/2015 às 10:232 min de leitura

O açúcar se torna um grande vilão quando o assunto é dieta e alimentação saudável, já que o consumo em excesso do produto pode contribuir com o ganho de peso e aumenta o risco de problemas cardíacos ou diabetes.

É difícil se esquivar dele inclusive com bebidas que parecem saudáveis, como é o caso dos sucos: enquanto o consumo de uma fruta não apresenta maiores problemas, o suco com várias delas pode apresentar níveis estratosféricos de frutose, a versão mais "natureba" do açúcar.

Mas e as bebidas alcoólicas? Enquanto puras, geralmente não são um problema – pelo menos com relação ao elemento. Quando misturadas com outros tipos, porém, principalmente na preparação de drinks, a história muda um pouco. Então confira abaixo e verifique quanto açúcar você consome quando toma alguma das bebidas listadas:

Gim-tônica

O preparo da bebida consiste em, como o nome indica, misturar gim e água tônica. A parte alcoólica não contém açúcar, porém a água tônica pode chegar a quase 20 gramas, ou pouco mais de 36% do consumo diário recomendado.

Cuba Libre

Bastante conhecida no Brasil, a versão mais comum da Cuba Libre leva rum e coca-cola. Novamente a parte alcoólica não tem qualquer tipo de perigo com relação à quantidade de açúcar, mas o refrigerante é o grande vilão da história e pode contribuir com aproximadamente 27,5 gramas do elemento, ou 55% do consumo diário recomendado.

Vodka com energético

Seguindo o mesmo princípio das duas anteriores, a vodka por si só quase não contém açúcar, mas o energético pode chegar a 11 gramas a cada 100mL, ou aproximadamente 19% do consumo diário recomendado.

Vinho branco

De acordo com o site FatSecret, uma taça de vinho branco com 125 mL contém, em média, 1,4 grama de açúcar, o que corresponde a pouco mais de 2% do consumo recomendado. É natural que esse valor varie de acordo com a marca ou o tipo de vinho.

Vinho tinto

A versão escura da bebida fermentada tem ainda menos açúcar do que o vinho branco: é menos de 1 grama  por taça de 125mL, ou 2% do consumo diário recomendado.

Espumante

A bebida superconsumida em baladas e também nas viradas de ano contém, em média, 0,81 grama de açúcar para uma dose de 105mL, ou pouco menos dos 2% recomendados como consumo diário.

Cerveja

Uma das favoritas entre os brasileiros, a cerveja – em suas versões mais conhecidas: lager e pilsen – não contém açúcar em sua composição, ou seja, se existe algum impacto no consumo diário recomendado, ele é mínimo. Existem, porém, outros carboidratos provenientes dos demais componentes da bebida.

No entanto, é importantíssimo ressaltar que o açúcar não é o único vilão se consumido em excesso: o álcool também pode ser extremamente prejudicial tanto para a dieta quanto, principalmente, para a saúde. Então pegue leve e beba com moderação!

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: