Novos óleos para o tratamento de pele e cabelos

04/09/2012 às 14:404 min de leitura

Fonte: Thinkstock

A febre do óleo de argan para o tratamento dos cabelos continua. Afinal, esta opção tem um alto poder para a hidratação e recuperação dos fios. O produto também oferece ótimos benefícios quando adicionado a fórmulas de produtos para a pele e unhas. Entretanto, o óleo de argan já tem fortes concorrentes, como o óleo de coco e o de macadâmia, que estão fazendo sucesso nos salões de beleza, clínicas de estética e em novos produtos.

Segundo Vanessa Vaz, esteticista do Spa Sorocaba, o principal benefícios desses óleos é o poder de hidratação derivado da sua composição natural — rica em ácidos graxos, vitaminas, antioxidantes e ingredientes emolientes —, que proporciona extrema maciez à pele e aos cabelos.

Vanessa também afirma que eles podem ser usados para esfoliações corporais misturado com algum agente abrasivo para a renovação das células da epiderme, combatendo o ressecamento, liquidando a aspereza da pele e hidratando de forma intensa. Já para os cabelos, a esteticista indica outras opções, além do óleo de coco e de macadâmia: “Sugiro também produtos feitos à base de óleo de calêndula, laranja ou damasco”.

Fonte: Thinkstock

Com tantas propriedades revitalizantes, hidratantes e restauradoras para a pele e cabelos, esses novos óleos têm lugar garantido nas preferências femininas para cuidar do visual. Se você quer conhecer um pouco mais sobre eles, confira abaixo as características, dicas de produtos e os benefícios que essas novidades podem fazer pela sua beleza.

Coco

O óleo de coco é extraído da polpa da fruta e traz em sua composição ácidos graxos, ácido láurico, ácido linoleico, polifenóis, lipídios, monoglicerídeos e vitaminas E e K, além de minerais como o ferro e magnésio.
Toda essa riqueza de nutrientes fez com quem o óleo de coco se tornasse um dos produtos naturais mais procurados para a saúde.

O óleo também age diminuindo o colesterol e a taxa de triglicérides no sangue, promovendo também a regularização intestinal e o emagrecimento. Tantos benefícios também chamaram a atenção de quem cuida da beleza e do mercado cosmético, que passou a usá-lo em tratamentos para os cabelos e para a pele.

Fonte: Thinkstock

Como é composto totalmente de agentes hidratantes, o óleo de coco age de forma intensa no combate ao ressecamento, sendo excelente para amaciar áreas como joelhos, calcanhares e cotovelos. O óleo também oferece benefícios para atenuar rugas e linhas de expressão do rosto, pois, além de sua capacidade hidratante, o produto também contém propriedades cicatrizantes e ação antienvelhecimento.

E não pense que, por ser óleo, a sua pele ficará com a aparência pesada, pois o óleo de coco é leve, sendo rapidamente absorvido pela epiderme. Ele também pode ser utilizado em massagens corporais e até para prevenir estrias de gravidez, promovendo mais elasticidade à pele.

O óleo de coco também pode ser usado nos cabelos, deixando-os macios e hidratados. O produto pode ser usado puro, sendo aplicado nos fios — massageando por alguns minutos antes do banho — e depois removido com uma lavagem normal. O óleo de coco também pode surgir como principal ingrediente de condicionadores, máscaras e leave-in.

Para as madeixas, o óleo de coco pode proporcionar benefícios como extrema maciez, hidratação, sedosidade, brilho, propriedade anti-frizz, fortalecimento dos fios e prevenção da quebra. O óleo é encontrado em lojas de produtos naturais e em versões especiais de beleza, como a opção abaixo da Embelleze para os cabelos.

Óleo de coco Nutrire da Embelleza. Preço: 25 reais - Fonte: Divulgação/Embelleze

Macadâmia

Outra opção cheia de benefícios é o óleo de macadâmia, que pode ser usado tanto para o tratamento da pele quanto dos cabelos. Por seu alto poder de absorção, ele penetra profundamente nas camadas da epiderme e das cutículas dos cabelos, devolvendo a sua vitalidade natural.

Este óleo é rico em ácidos graxos, antioxidantes, vitaminas e minerais, que promovem uma hidratação reparadora na pele, além de protegê-la contra os radicais livres que causam o envelhecimento precoce.

Fonte: Thinkstock

Um dos componentes principais do óleo vegetal de macadâmia é o ácido palmitoléico (Ômega 7), que tem função antiidade. O corpo humano produz essa substância que diminui drasticamente com a idade, atingindo sua taxa máxima aos 20 anos de idade. Ela é que é a responsável pela vitalidade da pele. Por isso, o uso do óleo de macadâmia promove essa regeneração na epiderme de forma natural, repondo essa substância perdida com o tempo.

Para os cabelos, o óleo de macadâmia também é excelente, proporcionando hidratação intensiva, fortalecimento e nutrição dos fios. Todos esses benefícios se refletem em cabelos mais saudáveis, macios, sedosos e brilhantes, pois o óleo também é capaz de formar uma proteção contra agentes agressivos do tempo, de tinturas, alisamentos e outros tratamentos químicos.

Óleo intensivo de tratamento da linha Inoar Macadâmia para os cabelos. Preço: 71 reais - Fonte: Divulgação/Inoar

Como é um produto que tem absorção rápida, o óleo de macadâmia não é gorduroso e pode ser utilizado em todos os tipos de cabelo, revitalizando principalmente os fios secos e danificados. Ele pode ser usado puro nos fios, sendo removido depois com lavagem normal, e também pode ser adicionado em condicionadores e máscaras. No mercado, também já existem produtos formulados com o óleo para o uso mais frequente e eficaz.

Monoï

Usado em produtos para o rosto, corpo e cabelos, o óleo de monoï é resultado da maceração da flor de Tiaré (originária da Polinésia Francesa) com o óleo de coco. Muito comum no Tahiti onde as mulheres tratam a sua beleza com ele, este óleo tem excelente propriedades hidratantes, que garantem pele e cabelos mais macios, revitalizados e bonitos.

Para a pele, o óleo de monoï combate o ressecamento, proporcionando mais maciez e a umidade perdida, o que resulta num aspecto muito mais saudável e viçoso. Para os cabelos, o óleo promove uma hidratação eficaz, deixando-os mais macios e brilhantes.

Óleo de tratamento intensivo Nativa Spa Frutoterapia. Preço: 42,99 reais - Fonte: Divulgação/O Boticário

O Boticário lançou recentemente uma linha completa, combinando o óleo de monoï com o de argan. Um dos produtos é o óleo de tratamento intensivo, que repara as pontas, age como antifrizz, protege os fios do calor do secador e ainda atua como finalizador.

Obliphica

O nome é complicado, mas os benefícios que essa pequena fruta (encontrada apenas na Sibéria e no Himalaia) proporciona aos cabelos são simplesmente poderosos. Ainda não muito divulgados no Brasil, os produtos derivados desse item já estão se tornando segredos de belezas de famosas.

Tudo isso porque o óleo de obliphica é rico em antioxidantes, vitaminas C e E, Omega 3, 6 e 9 e o Omega 7 (ácido palmitoléico), que tem poder antienvelhecimento. A marca norte-americana Amika possui uma linha especial com produtos enriquecidos com o óleo de obliphica, sendo possível já encontra-los por aqui no Brasil.

Óleo da linha de obliphica da Amika. Preço sugerido: 115 reais - Fonte: Divulgação/Amika

Mix de óleos

Além dos produtos descritos acima, ainda é possível encontrar opções que trazem mix de óleos, unindo os benefícios de cada um deles para uma ação mais potente de hidratação e revitalização.

Entre os compostos desses óleos estão extratos de flores, frutas, sementes e até cereais, sendo que alguns são combinados com o de argan. A maioria está disponível para o tratamento dos cabelos. Confira abaixo algumas sugestões que o TodaEla selecionou.

Fonte: Divulgação/Kérastase e L'Oréal

  • Elixir Ultime da Kérastase - Reúne os óleos de de Pracaxi, Argan, Gérmen de Milho e de Camélia, para a revitalização, nutrição, hidratação e vigor dos cabelos. Preço sugerido: 144 reais.
  • Elseve Óleo Extraordinário - Combina os benefícios dos extratos de seis óleos, sendo eles: lótus, camomila, flor de tiaré (monoï), margaridas, rosas e linhaça. O produto promove hidratação, maciez, nutrição, vitalidade e brilho aos cabelos. Preço sugerido: 29,90 reais.
  • Mythic Oil da L’Oreal Professional - Combina os óleos de abacate e semente de uva, que juntos agem na fibra capilar, promovendo nutrição, discipilna e luminosidade. Preço sugerido: 100 reais.
Fonte
Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: