Como escolher a sua tatuagem com segurança

13/11/2012 às 13:575 min de leitura

Crédito: Thinkstock

Você está pensando em fazer uma tatuagem, mas ainda não sabe qual o tipo de desenho escolher? Saiba que antes de tudo é preciso escolher um bom tatuador, que irá fazer a sua tatuagem com segurança e pode até esclarecer dúvidas, dando ainda sugestões de desenhos mais exclusivos. Isso pode ser feito com as referências de amigos que indicam algum profissional ou com uma pesquisa para verificar o trabalho dele (ou dela).

Para muita gente, definir uma tatuagem pode ser estressante devido a opção de marcar a pele para sempre, mesmo que isso seja um forte desejo na sua vida. Mas, para outras, é pura diversão. No entanto, é preciso ter alguns cuidados na hora de escolher o desenho, pois tomar a decisão errada pode ser doloroso, caro e inconveniente, resultando talvez em uma futura remoção com laser. E não é esse o objetivo, certo?

Há muitos fatores a considerar antes de tomar a decisão final, incluindo o tamanho do desenho, as cores, o significado, o estilo e o local do corpo a ser tatuado.

Crédito: Thinkstock

O segredo é: não tenha pressa. Também não faça por impulso e analise bem todas as possibilidades incríveis de tatuagens que existem atualmente. Além disso, peça a opinião de amigos e, principalmente, do profissional que fará o seu desenho. Ele pode lhe indicar ótimas opções que combinam com o seu estilo.

Além das primeiras dicas acima, é necessário sempre se perguntar “Porque eu quero fazer uma tatuagem? Como vou me sentir com ela? Qual o significado que ela tem para mim?”. Pode até parecer bobagem, mas se questionar dessa forma é uma maneira de decidir sobre se você realmente quer tatuar ou não. Além disso, pode fazer com que você perceba um caminho mais fácil de escolher um desenho pelo qual você será apaixonada para sempre.

Mesmo querendo muito tatuar uma parte do corpo, muita gente ainda evita fazer devido ao tipo de setor profissional em que atua. Porém, vale ressaltar que, atualmente, o mercado de trabalho está bem mais aberto quanto a isso, recebendo naturalmente pessoas com tatuagem sem qualquer restrição, dependendo do segmento. Principalmente as empresas mais jovens e ligadas aos setores de comunicação, design, internet e música. A área de gastronomia também ganha cada vez mais tattoo lovers, tanto na área de serviços quanto dentro da cozinha. Vide Alex Atala, o chef tatuado mais famoso e premiado do Brasil.

Se não há nenhum empecilho profissional ou pessoal para você fazer uma tatuagem, mais um passo já foi dado para fazê-la.

Estúdio e profissional

Seguir as indicações de amigos é sempre uma boa opção para escolher o seu tatuador. A experiência e a competência do profissional no mercado são pontos imprescindíveis na hora de entregar uma parte do seu corpo para ele fazer a sua arte. A criatividade e as ideias que o tatuador pode oferecer a você também são fatores que contam bastante para ter mais segurança na hora de marcar a pele. Além disso, você deve conhecer antes o estúdio e verificar algumas questões.

Antes de tudo, um bom estúdio de tatuagem deve ser muito bem higienizado, ventilado, com ambiente claro e contar com material de qualidade. O tatuador Oberdam Eltz, do Color Up Tattoo, de Curitiba, afirma que na hora de escolher um estúdio, a pessoa deve conferir esses pontos principais: “Acho que a maioria dos estúdios tem uma estrutura muito boa no Brasil, mas é de extrema importância cuidar com a higiene, conferindo se o material é esterilizado e descartável”.

Além disso, um estúdio de tatuagem deve ser registrado, possuir alvará de funcionamento e ser autorizado e aprovado pelas normas da vigilância sanitária. Confira abaixo um infográfico da Anvisa com algumas recomendações que você deve ficar atenta na hora de escolher um estúdio:

Crédito: Divulgação/Anvisa

Escolhendo o desenho

Na hora de escolher um desenho que irá ficar definitivamente na sua pele, batem algumas dúvidas, pois são muitas opções e estilos.

Na maioria das vezes, o tatuador é mais especializado em algum estilo específico. Mas, eles também conhecem bem todas as características de cada tipo e podem dar sugestões que são essenciais para o resultado final ficar perfeito. “Acho que a pessoa que deseja tatuar deve ir até o estúdio e conversar com o tatuador sobre o objetivo e levar algumas referências para que seja feito um desenho, lembrando que o ‘modismo’, no meu ponto de vista, tem que ser deixado de lado”, comenta o tatuador Oberdam Eltz.

A estudante Mariana Ayres é apaixonada por tatuagem e fã do estilo old school - Crédito: TodaEla

Se você optou por fazer um desenho, mas ainda não sabe se ficará legal na pele, peça sempre ajuda e a opinião do tatuador: “Eu sempre sugiro ideias nessas situações, pois prefiro desenhar para que fique mais com o meu estilo de tatuar. É preciso escolher o tatuador por estilo, que seja mais adequado para o que o profissional deseja fazer”, recomenda Oberdam.

Entre os tipos existentes de desenhos, estão aqueles de inspiração oriental, étnicos, religiosos, místicos, realistas, tribais, old school, entre outros.

O tipo old school, por exemplo, surgiu entre as décadas de 20 e 30 nos Estados Unidos como símbolo de bravura entre os marinheiros, tendo como desenhos mais comuns as pin ups, corações, sereias, fitas, âncoras, rosas e estrelas náuticas, além de outros desenhos clássicos com ou sem frases e nomes.

Esse, aliás, é o favorito da estudante Mariana Ayres, que é uma apaixonada por tatuagem e já tem várias feitas por tatuadores diferentes: “Tenho trabalhos de mais de um tatuador e, embora todos eles sejam old school, cada um possui uma particularidade, uma assinatura própria. Acho importante que esses detalhes sejam percebidos, pois eu gosto de deixar o tatuador bem livre quanto ao desenho. É comum, para mim, me apaixonar por um desenho e pensar ‘este aqui TEM que ser feito por aquele profissional’”.

A estudante Mariana Ayres mostra algumas de suas tattoos favoritas - Crédito: TodaEla

Mariana fez a sua primeira tatuagem aos 17 anos com a autorização de sua mãe, que até acompanhou-a ao estúdio. O primeiro desenho que ela tatuou foi um escaravelho na panturrilha. Segundo Mariana, cada tatuagem sua tem um significado especial: “Alguns desenhos são especiais. Tenho tatuagens para os meus pais, outra que representa momentos que vivi e algumas são, de certa forma, filosóficas. Algumas têm tantos significados que não conseguiria resumir em palavras, são como sentimentos”, afirma.

Ela também tem o mesmo ponto de vista do tatuador Oberdam, que prefere seguir o seu estilo de forma mais livre em um desenho criado por ele. “Acho que nenhum artista gosta de copiar nada. Com os tatuadores não é diferente. Em alguns casos, eu levei desenhos como referências ou ele foi criado na hora no meio de uma conversa. O único desenho pronto foi uma sereia que eu tenho no braço, mas ela fazia parte do portfolio do tatuador e eu me apaixonei. Cada desenho tem um pouco de mim e muito do tatuador”, diz Mariana.

O que evitar?

Você já acordou de ressaca e se arrependeu de muita coisa que fez na noite anterior? Pois, então, isso também pode acontecer caso você faça uma tatuagem quando está deprimida, triste, alcoolizada, com o estado de espírito abalado ou mesmo numa empolgação passageira. Evite tatuar nessas situações. Isso pode resultar em frases ou desenhos que pareciam muito legais naquele momento, mas depois se transformam em algo que você só deseja esconder.

Existem também algumas tatuagens que podem se tornar um transtorno para você. Por exemplo, nomes de namorados que viraram ex, e outras que são feitas num momento especial de um relacionamento que termina.

Por essas e outras, é importante saber escolher bem e ter consciência do que irá marcar no corpo. O tatuador Oberdam Eltz afirma que não discrimina nenhum tipo de tatuagem: “Desde que seja uma escolha de bom gosto”, diz. Por isso, pesquise, consulte opiniões e opte pela experiência do profissional.

Se o seu caso é de uma tatuagem que foi mal feita, também não precisa se preocupar. Se não quiser recorrer à remoção com laser, é possível criar outro desenho em cima do antigo: “Muitas vezes têm salvação. Nos casos em que o desenho da tatuagem está ruim, sugiro uma cobertura com outro desenho”, comenta o tatuador.

Mais dicas importantes

Depois de escolher um bom estúdio e um tatuador, é importante ficar atenta a mais algumas dicas, que podem lhe inspirar e facilitar a sua escolha. Confira abaixo:

  • Olhe para outras tatuagens e desenhos que já existem, não para copiar, mas para servir de referência. Verifique livros, cartazes, materiais antigos ou símbolos que você admire, não apenas os desenhos nas paredes dos estúdios;
  • Na hora de escolher a parte do corpo a ser tatuada, pergunte-se se você quer olhar para ela o tempo todo (ou se ela pode ser vista facilmente) ou deseja que ela fique coberta a maior parte do tempo, sendo revelada apenas quando está com uma roupa mais curta ou de biquíni?
  • Não procure um tatuador pelo preço. Procure pela qualidade do trabalho e experiência. Vale a pena pagar mais caro pela segurança e por um resultado perfeito;
  • Considere como a sua tatuagem seria percebida em diferentes culturas ou religiões. Será que é ofensiva? Você sabe exatamente o significado de um símbolo que deseja tatuar? Por isso, nesses casos, é importante pesquisar bastante;
  • O significado da tatuagem também não precisa ser tão profundo. Se você tem um ídolo ou até mesmo um personagem de desenho animado que ama de paixão, nada impede de tatuá-lo no seu corpo. Mas, vale sempre o bom gosto e as linhas perfeitas de um profissional experiente.

* * *
Com essas dicas e cuidados, você com certeza terá mais segurança para fazer uma tatuagem linda e gostar cada vez mais da body art!

A estudante Mariana Ayres falou um pouco sobre a sua paixão pelas tattoos: “Eu não sei até onde a tatuagem é um vício. Acho que são pontos de vista. Tem gente que faz só uma tatuagem e para por aí. Outras, que como eu, se apaixonam! Eu ainda não penso em parar. Acho que enquanto eu conseguir segurar as pontas quanto à dor, vou continuar me tatuando”.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: