5 benefícios da caminhada contra o stress

08/04/2013 às 15:212 min de leitura

Crédito: Thinkstock

Não é segredo que caminhar faz bem para a saúde. Estudos já comprovaram que o exercício ajuda quem quer emagrecer, afasta o risco de obesidade e ainda reduz o risco de doença cardíaca. Porém, poucas pessoas sabe que colocar o tênis e andar por aí também é um hábito que contribui para combater o stress.

Quem sofre com as tensões do dia a dia não pode deixar a caminhada de lado para relaxar. Basta vestir uma roupa adequada e caminhar em um ritmo moderado para desfrutar dos benefícios.

Leia também:

E para motivar você a espantar o stress com um passo após o outro, o Huffington Post preparou uma lista com os cinco benefícios da caminhada para amenizar o problema. Os argumentos são baseados em pesquisas, confira abaixo:

1# Caminhar coloca o cérebro em estado meditativo

Para combater o stress e a ansiedade, é preciso acalmar a mente. E é exatamente isso que a caminhada proporciona. Um estudo britânico defende que andar por espaços cercados pelo verde, como parques, pode colocar o cérebro em estado meditativo e mais calmo, permitindo a reflexão.

2# Gastar tempo ao ar livre diminui o stress

Vários estudos defendem que passar um tempo junto à natureza é um poderoso aliado contra o stress, além de melhorar a memória. Mesmo quando está frio, é possível desfrutar dos benefícios, pois andar ao ar livre pode otimizar a concentração em até 20%. Ainda segundo o Huffington Post, caminhadas em ambientes abertos melhoram os níveis de energia, evitando os efeitos do stress.

3# Andar libera endorfina

Você já deve ter ouvido falar da endorfina, um hormônio responsável pela sensação de bem-estar. Por fazer com que você se sinta bem e relaxado, ele também combate o stress. A boa notícia é que, ao caminhar, a substância é liberada pelo corpo, amenizando a tensão. Ela também pode aliviar a depressão leve, melhorar o humor e a autoestima.

4# Caminhar em grupo relaxa ainda mais

Se você não gosta de praticar exercícios sozinho, leve um grupo de amigos para a caminhada. Além de tornar o momento mais prazeroso, os benefícios contra o stress que já foram citados são mantidos, sendo uma boa oportunidade para colocar o papo em dia e ainda diminuir os níveis de cortisol, que é o hormônio do stress.

5# Andar dá energia e reduz a fadiga

Um estudo de 2008 da Universidade de Georgia comprovou que as pessoas sedentárias que passaram a caminhar tiveram um aumento de 20% na energia e redução de 65% da fadiga.

E você, está esperando o que para começar a andar?

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: