Espetáculo azul: algas luminescentes iluminam praia na Austrália

23/03/2017 às 14:342 min de leitura

As cenas que você vai ver a seguir não foram criadas por meio de efeitos especiais ou editores de imagem. Registradas na Tasmania’s Preservation Bay, na Austrália, elas mostram a ação de algas da espécie Noctiluca scintillans — também conhecida como “faísca do mar”. Confira que panorama mais espetacular:

De acordo com a BBC, o fenômeno foi produzido há alguns dias por uma proliferação desses organismos nas águas tranquilas e cálidas de uma praia na Tasmânia, fazendo com que toda a baía brilhasse em lindos tons de azul. Segundo os especialistas, as algas — mais precisamente, fitoplânctons — emitem luz quando se sentem ameaçadas, e esse incrível mecanismo de defesa entra em ação toda vez que algum predador se aproxima. Veja outra imagem:

Ainda de acordo com os especialistas, estudos apontaram que se trata de um mecanismo de defesa relativamente eficiente, já que muitos predadores, tendo a opção de escolher entre presas luminescentes e as que não são, preferem tentar a sorte devorando as que não emitem brilho.

Com relação aos humanos, apesar de essas algas geralmente não serem tóxicas, algumas pessoas podem apresentar irritação na pele depois de entrar em contato com essa espécie específica de fitoplâncton. Além disso, os biólogos alertaram que, embora a N. scintillans seja pequenina e sirva de comida para outros organismos, ela é uma predadora — e se alimenta de espécies menores.

Existem evidências de que a elevação da temperatura nos mares vem contribuindo para um aumento das populações de N. scintillans, o que significa que espetáculos como esse testemunhado na Tasmânia podem se tornar mais frequentes — e que os pesquisadores terão que monitorar as proliferações desses curiosos organismos mais de perto.

***

Você sabia que o Mega Curioso também está no Instagram? Clique aqui para nos seguir e ficar por dentro de curiosidades exclusivas!

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: