O corpo humano possui 100 trilhões de bactérias

Microorganismos que compõem o metagenoma humano explicam desde a resistência a formação de problemas crônicos até o desenvolvimento físico e mental.
Por em
Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons O corpo humano possui 100 trilhões de bactérias

Neste momento, há aproximadamente 100 trilhões de bactérias dividindo o seu corpo com você. E, de acordo com o professor Michael Pollan, da Universidade da Califórnia, isso não apenas é “bom” como é essencial.

Em estudo divulgado recentemente, Pollan explica como a diversidade de micro-organismos que formam o metagenoma humano é responsável por garantir o desenvolvimento físico e intelectual de uma pessoa. De fato, mesmo a resistência a problemas crônicos pode ser dramaticamente afetada por esse curioso microbioma — que, naturalmente, pode ser encontrado em qualquer parte do corpo.

O artigo do Dr. Pollan também explica como essas estruturas são responsáveis pela formação do nosso sistema imunológico — o que ocorre no momento do nascimento —, por que antibióticos fazem efeito e também a relação entre os 100 trilhões de micróbios e doenças como a asma e a diabetes.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria? Colabore com o autor clicando aqui!

Comentários (0)