Artista representa as principais doenças do mundo em mapa-múndi

01/07/2013 às 11:121 min de leitura

A cada minuto, milhares de pessoas nascem e morrem ao redor do mundo. Mas algum dia você parou para se perguntar quais são as principais doenças de cada parte do planeta?

Assim como são diferentes os hábitos e a cultura de cada país, as doenças também variam de acordo com a parte do mundo em que você mora. Unindo arte e biologia, uma artista criou uma representação inédita do mapa-múndi que pode ser considerada a “geografia das doenças”.

Entenda o mapa

De acordo com o site New Scientist, cada continente foi ilustrado com as células de partes do corpo que, quando estão doentes ou apresentam disfunções, são a principal causa de morte naquela região. Na América do Norte, por exemplo, a epidemia de obesidade resultou em um mapa repleto de células de gordura, as que formam o tecido adiposo.

Já a Europa e a Rússia são ilustradas pelo tecido cerebral, o que representa as doenças neurodegenerativas que acometem a população com idade avançada. Ainda, a Ásia Oriental e a região do Oceano Pacífico são formadas pelo tecido pancreático, que, quando apresenta alguma disfunção, pode resultar no surgimento de diabetes.

A África foi representada pelas células do sangue, já que as doenças que mais matam no continente – a malária e o HIV – são transmitidas por meio dele. O Brasil e o restante da América do Sul foram representados por células pulmonares devido ao grande número de mortes causadas pelo tabagismo e por infecções respiratórias.

Fonte da imagem: Reprodução/Odra Noel

Odra Noel, a responsável pelo mapa, é médica e escolheu utilizar seus conhecimentos acerca de órgãos, tecidos e células para ir além de seu trabalho clínico. A imagem que você vê acima foi pintada em seda, como uma maneira de evocar os mapas que eram desenhados antigamente.

A obra de Odra Noel estará em exposição a partir de amanhã, 2 de julho, no Royal Society’s Summer Science Exhibition – um festival de ciência e tecnologia –, em Londres, na Inglaterra.

Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: