Saiba quais são as picadas mais dolorosas de insetos

14/05/2014 às 07:572 min de leitura

Você já foi picado por uma abelha ou uma vespa? As ferroadas são como agulhadas que doem bastante na hora, criando um inchaço incômodo depois e podendo até ser perigosas para quem é alérgico. Algumas variedades de formigas também têm picadas muito doloridas.

Porém, cada uma tem uma escala de dor diferente. De umas picadas apenas ardidas até as mais dolorosas, a intensidade de dor é medida pelo Índice Schmidt, uma escala desenvolvida e publicada em 1984, como resultado do trabalho “autossacrificante” do entomologista Justin O. Schmidt. Ele mesmo se expôs às picadas de abelhas, vespas e formigas para realizar o processo. Isso é que é ter amor pela ciência!

O índice revela a classificação da dor das picadas através de um espectro de pontos, sendo eles de zero a quatro. Além da “nota” de cada dor, Schmidt também descreveu as sensações de cada ferroada de uma forma quase poética e com um toque de humor — em parceria com Katie Arnold da revista Outside. Muitas vezes, o entomologista parece até estar falando de degustação de vinhos ou de chocolate. Confira abaixo.

10 – Abelha-do-suor

io9

Essas abelhas da família Halictadae recebem esse nome porque são atraídas pelo sal do suor humano.

Índice Schmidt: 1,0

Descrição: Leve, efêmera, quase frutada. Como uma pequena faísca que chamusca um único fio de pelo em seu braço.

9 – Formiga de fogo (ou formiga lava-pés)

Índice Schmidt: 1,2

Descrição: Aguda, repentina, levemente alarmante. Como caminhar sobre um tapete felpudo e chegar ao interruptor de luz. (Provavelmente, ele quis dizer que é algo como um leve choque elétrico).

8 – Formigas acácia-de-chifre-de-búfalo

Índice Schmidt: 1,8

Descrição: Um raro e lancinante tipo elevado de dor. Como se alguém cravasse um grampo em sua bochecha.

7 – Vespa Dolichovespula maculata

Índice Schmidt: 2,0

Descrição: forte, calorosa e levemente crocante. É como esmagar a mão em uma porta giratória. (Também gostaríamos de saber como é uma ferroada “crocante”... ou não!)

6 – Vespa Yellowjacket

As yellowjackets são, muitas vezes, erroneamente chamadas de abelhas, pois são semelhantes em tamanho e aparência, mas elas são realmente vespas.

Índice Schmidt: 2,0

Descrição: quente e esfumaçada, quase irreverente. Como apagar um charuto em sua língua. (Você também deve estar se perguntando se o tal Schmidt usou outra coisa além das ferroadas nesses testes?).

5– Abelha comum e vespa europeia

Índice Schmidt: 2,0

Descrição: Como uma cabeça de fósforo queimando a sua pele.

4 – Formiga-vermelha

Índice Schmidt: 3,0

Descrição: vigorosa e impiedosa. Como se alguém usasse uma broca para escavar sua unha encravada. (Ai...)

3 – Vespa-do-papel

Índice Schmidt: 3,0

Descrição: cáustica e ardida como fogo. Distintamente pungente e dolorosa no final. Como derramar um copo de ácido clorídrico em um corte na pele feito com papel.

2 –Vespa Tarântula-falcão

Índice Schmidt: 4,0

Descrição: feroz como um forte choque elétrico. Como se um secador de cabelo ligado caísse na banheira durante seu banho de espuma. (E morreu...)

1 – Formiga-cabo-verde

Índice Schmidt: 4.0 +

Descrição: dor pura e intensa. Como andar sobre carvão em brasas com um prego enferrujado de dez centímetros em seu calcanhar.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: