Dê uma espiadinha em um dos livros mais estranhos de todos os tempos

07/03/2018 às 02:002 min de leitura

Você já ouviu falar a respeito do Codex Seraphinianus? Trata-se de uma curiosa enciclopédia com 360 páginas que reúne milhares de ilustrações completamente surreais desenhadas à mão e gráficos bizarros acompanhados de explicações redigidas em um idioma indecifrável. O texto, presumivelmente, se refere ao mundo imaginário retratado no livro, mas ninguém jamais conseguiu desvendar o que ele quer dizer.

Codex Seraphinianus

No entanto, o mistério sobre esse estranho livro meio que acaba por aí, pois a identidade do autor da enciclopédia não é segredo, e existem informações sobre quando e como o volume foi redigido. O Codex Seraphinianus foi criado pelo famoso arquiteto, artista e designer italiano Luigi Serafini entre os anos de 1976 e 1978, e foi publicado pela primeira vez em 1981.

Mundo surreal

Dizem que vários linguistas tentaram identificar e decifrar o idioma utilizado na enciclopédia para, assim, entender o estranho — e ligeiramente perturbador — mundo apresentado em suas páginas. No entanto, até hoje, ninguém conseguiu concluir a tarefa. E provavelmente nem vão mesmo, pois, de acordo com Serafini, boa parte do conteúdo foi redigido por meio da “escrita automática”.

Mundo surreal

Segundo o italiano, ele simplesmente deixou a escrita fluir — e a intenção era recriar a mesma sensação que as crianças que ainda não foram alfabetizadas têm quando exploram livros que elas não conseguem ler, mas conseguem ter uma vaga ideia do que as palavras provavelmente querem dizer. Com relação às ilustrações, Serafini explicou que elas surgiram justamente do conflito entre o vocabulário fantástico que ele criou e o mundo real. E põe conflito nisso!

Conforme você poderá ver na seleção de páginas que nós aqui do Mega Curioso separamos, entre casais sofrendo uma metamorfose e se transformando em um crocodilo, um homem conduzindo o seu próprio caixão, passando por olhos de peixes — ou seriam peixes com olhos enormes? — que nos encaram sem pudor a uma série de criaturas bizarras, não é que o Codex Seraphinianus é considerado um dos livros mais estranhos de todos os tempos! Veja:

1 – Mãe e filho

2 – Metamorfoses

3 – Produção em massa

4 – Ataúde móvel

5 – Reflexos

6 – Olhos de peixe

7 – Pomar

8 – Cadeiras

9 – Partículas de luz

10 – Rosquinha

11 – Recheio

12 – Evaporação

13 – Criaturas

14 – Helicóptero de unicórnio

15 – Visões

16 – Preparar, apontar...

17 – Pronto para mergulhar

18 – Cachoeira

***

E aí, caro leitor, o que você achou do Codex Seraphinianus e do mundo imaginado por Luigi Serafini? Conte para a gente nos comentários! Aliás, se você conhecer um livro mais estranho ainda, não deixe de indicar o título abaixo!

*Publicado em 6/3/2017

Últimas novidades em Mistérios

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: