Você tomaria café com carvão?

24/05/2017 às 12:252 min de leitura

Hoje, 24 de maio, é o Dia Nacional do Café. O Brasil é tão apaixonado pela bebida que já tivemos um período chamado de “política do café com leite”. Hoje em dia, ainda representamos até 40% do grão produzido em todo o mundo, sendo o segundo país que mais consome a bebida, perdendo apenas para os EUA.

E vale de tudo: puro, pingado, forte, fraco, com leite, com creme, cappuccino etc. Mas, apesar de todas essas variantes, você tomaria uma xícara de café com carvão em brasa? É isso mesmo! Na cidade indonésia de Yogyakarta, um comerciante fez fama vendendo exatamente essa bebida, chamada por lá de Kopi Joss.

A bizarrice supostamente foi inventada por um tal de Sr. Man na década de 1960 e faz sucesso até hoje! Segundo a lenda, o inventor estava com dor de estômago quando olhou para o carvão usado para esquentar a água do seu café e pensou: “Por que o usar? Por que não o usar? Usá-lo-ei!”. Bem, talvez seu raciocínio não tenha sido exatamente esse, mas o fato é que o Sr. Man colocou a brasa na bebida, gostou do sabor e melhorou da dor de barriga!

Dizem que o café fica com um gostinho caramelado

Medicinal

Apesar da suposta eficácia, o sucesso não foi imediato. De acordo com Alex, que cuida da barraca de café do Sr. Man nos dias de hoje, apenas os “estudantes loucos” estavam dispostos a provar tamanha bizarrice. Com o tempo, as notícias das tais propriedades medicinais se espalharam e agora o café é uma das maiores atrações turísticas de Yogyakarta.

Além da dor de estômago – e da diarreia –, Alex garante que o café com carvão alivia o inchaço, as náuseas e a azia. A bebida segue o preparo tradicional da Indonésia: grãos torrados e moídos são colocados em uma xícara, a água fervente é colocada por cima, o cliente adoça a gosto e, por fim, entra o carvão ainda vermelhinho. Depois que a brasa esfria, você pode retirá-la da xícara e tomar à vontade!

Supostamente, parte da cafeína fica grudada no carvão, por isso ela não causa nenhum estrago em um estômago já debilitado – afinal, café é um “veneno” para quem está com piriri. E o negócio é baratinho: cada copo custa o equivalente a R$ 1! Só não vá tentar isso em casa, hein?  

Carvão é colocado ainda em brasa no café

***

O Mega está concorrendo ao Prêmio Influenciadores Digitais, e você pode nos ajudar a sermos bicampeões! Clique aqui e descubra como. Aproveite para nos seguir no Instagram e se inscreva em nosso canal no YouTube.

Últimas novidades em Mistérios

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: