Conheça o cerambicídeo-gigante, o maior besouro do mundo

09/07/2018 às 04:001 min de leitura

Se você é uma daquelas pessoas que entra em desespero quando percebe que um besouro entrou em sua casa, talvez você tenha algum chilique após ler a esse post, afinal ele vai fazer com que você descubra que existem alguns besouros um pouco maiores do que o normal. Na verdade, bem maiores.

Estamos falando do cerambicídeo-gigante, um dos maiores insetos do mundo, sendo, definitivamente o maior quando o assunto é besouro. Só para que você tenha ideia, ele pode medir quase 20 cm. Antes que você tenha um ataque de histeria só por imaginar como seria ter um bichinho desses andando em seu pé e no quão perigoso poderia ser esse momento, fique calmo, ao que tudo indica, esses besouros são inofensivos.

Características

Fonte da imagem: Reprodução/OddityCentral

Cientistas ainda não conseguiram encontrar larvas desses besouros, mas eles já repararam que as florestas nas quais esses bichinhos costumam viver têm muitas árvores com alguns furos suspeitos. Acredita-se, portanto, que o besouro-gigante possa se alimentar de madeira em decomposição.

Fêmeas foram pouco vistas também, pois passam grande parte da vida escondidas em lugares estratégicos, à espera de um macho que fertilize seus ovos. Como fonte de energia, esses superbesouros costumam usar as reservas que acumulam antes de chegar à fase adulta, já que nesse período não se alimentam. Suas grandes mandíbulas são usadas quando precisam se defender de predadores, isso sem falar nas perninhas fortes com garras afiadas que podem facilmente ferir um inimigo.

Esse animal esquisito e relativamente assustador vive em algumas florestas aqui na América do Sul, principalmente na Colômbia, no Equador, no Peru, na Bolívia e, para a sua felicidade, em algumas regiões do Norte, aqui no Brasil. E aí, o que você faria se, acidentalmente, topasse em um desses animaizinhos?

*Publicado originalmente em 20/07/2013.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: