Bizarro: a mulher que não sente dor

06/05/2015 às 11:592 min de leitura

Pode até ser que milhares de pessoas mundo afora desejam não sentir nenhum tipo de dor, principalmente no momento de uma cirurgia, mas não é bem assim que acontece com a paulistana da cidade de Angatuba, Marisa de Toledo, de 27 anos de idade.

Para você ter ideia, ela não precisou de anestesia ou algo parecido em seu primeiro parto e, durante o parto de seu segundo filho, a mulher simplesmente “tirou” um cochilo profundo na maca, até a criança nascer. Porém, no caso dela não existem vantagens nisso.

Marisa sofre de um problema raro e perigoso: a insensibilidade congênita à dor, também chamada de analgesia congênita. Traduzindo: o cérebro dela não consegue transmitir os sinais de perigo, ficou claro? De acordo com a estimativa atual, isso afeta cerca de 50 pessoas no globo terrestre.

Desabafo

Em entrevista ao site BBC, ela própria revelou: “Ainda não entendo nada disso. Eu não sinto dor, e isto não é normal, não é? Se você sai por aí se machucando, quebrando ossos e não sente dor. Meu cérebro não manda os sinais, é o que o médico falou. Uma vez eles até fizeram um exame tirando um nervo da perna para ver o que era. Sinto quando está quente lá fora, mas não sinto o fogo e água quente no chuveiro, essas coisas”.

O marido dela, Givanildo, disse que se assustou ao descobrir a doença de sua esposa. Na ocasião, ela estava em frente ao fogão e não tinha achado o pano de prato. Assim sendo, Marisa pegou a frigideira com a mão, sem nenhum tipo de proteção. Resultado: a marca do cabo da panela tinha queimado totalmente a pele de sua palma da mão.

Em consequência de seu corpo não sentir nenhum tipo de dor, a mulher de Givanildo tem as mãos cobertas de cicatrizes e bolhas gigante, já precisou amputar um dedo do pé e até perdeu o sentido do paladar — depois de queimar a língua diversas vezes.

Existe tratamento?

Mesmo saindo de sua pequena cidade, Angatuba, e vindo para São Paulo para fazer uma série de exames no renomado Hospital das Clínicas, Marisa não obteve respostas plausíveis acerca de seu raro problema. Infelizmente, os médicos e especialistas de plantão ainda não compreendem essa doença aqui no país.

Além dela, seu irmão, Reinaldo, também possui o mesmo problema. Contudo, nenhum filho deles foi afetado pela analgesia congênita. Caso você tenha se interessado pelo assunto, vale a pena acessar o site The Facts of Painless People, criado por Steven Pete, que também sofre dessa ausência de dores físicas. O conteúdo é todo em inglês, mas é muito bom para quem domina a língua.

***

E você, leitor, conhece alguém que sofre desse problema? Gostaria de não poder sentir dor no corpo? Não deixe de compartilhar com a gente nos comentários abaixo.

Últimas novidades em Mistérios

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: