Conheça Dallol, o lugar mais quente para se viver no planeta Terra

12/06/2015 às 08:212 min de leitura

Se você acha que alguns lugares no Nordeste brasileiro são muito quentes e até perigosos para a saúde dos habitantes, saiba que o ponto mais quente do Brasil ainda está longe de Dallol, uma cidade na Etiópia que marca 35 °C quando o dia está fresco.

Cercada pelo deserto de Danakil, Dallol tem uma temperatura média de 40 °C durante o ano e, entre junho e agosto, é comum que os moradores sobrevivam sob um sol de 47 °C. O cenário na cidade até lembra outro planeta: calor extremo, muitas rochas e areia. Parece Marte, não é?

As condições geológicas severas do lugar não incluem apenas um deserto, mas também um vulcão ativo. Segundo relatos, ele entrou em erupção em janeiro deste ano e cobriu a cidade com cinzas incandescentes.

O visual marciano ainda tem outra explicação: a terra em Dallol solta diversos compostos químicos, como cloreto ferroso e hidróxido de ferro. Esses elementos endurecem quando saem do solo e formam rochas desenhadas, além de depósitos de sal que dão cor ao lago local. A repetição dos compostos químicos saindo da terra e o sal ao longo dos anos formaram paisagens que você não vê em qualquer outra cidade africana ou no mundo.

Como chegar

Se você quiser conhecer Dallol, provavelmente vai ter um trabalho imenso: por causa do clima brusco, não há rodovias, estradas ou ruas por lá. Ainda, os camelos são a única forma de transporte na região.

O único comércio que é atraído para a cidade é o de sal, sendo que alguns mercadores vão para coletar minerais e, então, voltam para Berhale ou Mekele para realizar a venda. Na década de 80 e 90, algumas empresas ficaram interessadas no local, mas o clima arruinou os planos.

Como se o calor, o sol, os compostos químicos e o vulcão não fossem ameaças suficientes, o espaço de terra vive em um confronto territorial. Alguns nômades, chamados de Afar, protegem as reservas de sal de ladrões e rebeldes. O mineral é visto como um "ouro branco" em Dallol.

Na galeria abaixo, você pode acompanhar mais imagens dessa cidade que parece de outro planeta.

Galeria 1

Imagem

Últimas novidades em Mistérios

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: