As bonecas russas

22/08/2011 às 14:262 min de leitura

As bonecas russas são conhecidas no mundo todo. Você já deve ter visto esses rostinhos simpáticos decorando muitos itens por aí. Frequentemente elas são relacionadas à cultura dos povos eslavos como os russos, ucranianos ou poloneses. Mas o que quase ninguém sabe é que a origem das bonecas “que vêm uma dentro da outra” é japonesa.

Isso mesmo! A primeira boneca entalhada em madeira, com uma abertura para guardar outras bonecas foi feita no Japão. Com o passar dos anos, os povos eslavos se apropriaram do conceito das bonecas, que passaram a ser um símbolo nacional de vários países da região.

Na Rússia, elas se chamam ???????? (pronuncia-se “matryoshka”) e foram assim batizadas a partir do nome feminino ??????? (“Matryona”), muito comum na época em que a boneca russa foi criada. O primeiro exemplar de uma matryoshka foi entalhado por Vasily Zvyozdochkin e pintado por Sergey Malyutin, em 1870. Essa boneca ainda existe e pode ser vista no Museu dos Brinquedos em Sergiev Posad, uma pequena cidade ao norte de Moscou.

A primeira matryoshka do Museu dos Brinquedos de Sergiev Posad

Fica evidente desde a primeira matryoshka que elas representam a família. A pintura é sempre bem alegre e colorida, já que as bonecas são protetoras do lar e trazem muito boa sorte. A quantidade de bonecas pode variar bastante de acordo com cada conjunto. O número mais comum fica entre 5 e 7 bonequinhas, mas existem exemplares com apenas 3 peças ou ainda conjuntos que têm mais de 30 bonecas.

Além dos modelos tradicionais, também é possível encontrar reinvenções muito originais das bonecas russas. Os pintores soltam a imaginação e fazem conjuntos com personagens infantis, animais, políticos, bandas filmes, obras de arte e por aí vai. Até marcas famosas como a Chanel, a Prada e a Gucci já fizeram suas homenagens a essas bonequinhas fofas. (Mas isso fica pra outro dia...)

Fonte: Melissa Andreata

Existem muitas metáforas e explicações para a origem e o significado das bonecas russas. Meu contato com as matryoshkas se deu logo que me interessei por um autor russo e decidi que precisava aprender a língua. Para mim, além de representar a família, elas refletem o carinho e o interesse que tenho pela cultura russa. Desde então, vi, mexi, abri e brinquei com tantas bonequinhas que já não consigo mais imaginar como seria viver sem uma dessas por perto. E mesmo tendo visto muitos modelos, formatos e cores, ainda me surpreendo ao abrir uma matryoshka e me deparar com cada bonequinha, sempre uma mais linda do que a outra.

Fique com algumas dessas fofuras e até mais,
F.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: